Sumários

O que ensinar e como ensinar em PLE/PL2?

22 Abril 2025, 17:00 Fausto Felix Geert Caels

Continuação da aula anterior

Discussão detalhada do artigo Martins (no prelo), a partir das leituras e sistematizações feitas pelos alunos
Síntese das principais teorias e metodologias convocadas no artigo

Distribuição de tarefas para avaliação: síntese oral de um texto científico ou de uma palestra na área do ensino-aprendizagem da língua estrangeira, língua segunda. Marcação das datas para as apresentações


Análise e discussão de artigo científico

8 Abril 2025, 17:00 Fausto Felix Geert Caels

Recapitulação e conclusão das temáticas estudadas na última aula


Leitura conjunta de Martins (no prelo): primeira abordagem ao artigo; identificação de objetivos e principais secções

Esclarecimentos sobre a avaliação da Disciplina

TPC: cada aluno lê, com mais detalhe, uma secção do artigo e partilha com o grupo na próxima aula


Estratégias de leitura

1 Abril 2025, 17:00 Fausto Felix Geert Caels

Compreensão literal, inferencial, interpretativa

O texto como uma realidade semiótica complexa, composto por vários níveis de organização da informação
Atividades antes, durante e após a leitura 
Constatação da predominância de atividades pós-leitura nos manuais de PLE
Estratégias de leitura global e de leitura detalhada
Trabalho prático: implementação das estratégias a partir de excertos textuais


Adaptação de textos autênticos

25 Março 2025, 17:00 Fausto Felix Geert Caels

Oficina de adaptação de textos autênticos, em função de diferentes níveis de proficiência:

- manualmente
- com recurso à IA

Discussão de prompts para a IA

Partilha e discussão dos resultados


Continuação da aula anterior

18 Março 2025, 17:00 Fausto Felix Geert Caels

Retoma da ficha de trabalho da aula anterior


Avaliação do grau de dificuldade de um texto (destinado à compreensão leitora); definição de critérios para essa avaliação, com enfoque em padrões gramaticais
Análises realizadas em pequenos grupos e partilhados, num segundo momento, com o grande grupo

Indicação de leituras complementares