Ano lectivo 2021/2022  (1.º Semestre)

Código da UC:       HIS2.51210  

 

            Europa: Nações e Impérios (TP1)

 

Docentes

            Maria Alexandre Lousada (FLUL) m.lousada@campus.ul.pt

            Annarita Gori (ICS-UL) annarita.gori@ics.ul.pt

 

Programa

                O programa tem como principais objectivos contribuir para que os alunos conheçam os processos históricos que moldaram as nações e os impérios europeus nos séculos XIX e XX e desenvolvam uma reflexão crítica sobre os nacionalismos europeus.

 

1. Geografia política da Europa nos séculos XIX e XX (panorâmica geral)

 2. Nação, estado, império, nacionalismo, imperialismo: conceitos-chave e debates historiográficos.

 3. A Europa das nações e dos nacionalismos. 3.1.A nova ordem saída do congresso de Viena. 3.2. Nações à prova na Primeira Guerra Mundial. Uma Europa redesenhada. 3.3 O difícil caminho das nações europeias entre a guerra fria e os projetos comunitários. 3.4. As revoluções de 1989 e a nova vaga nacionalista; 3.5. Representações da nação. Cultura e construção de identidades nacionais.

 4. Os impérios europeus. 4.1. Um mundo europeu: Imperialismo e colonialismo no século XIX. 4.2. Imperialismo cultural. Missões, exposições e literatura de viagem. 4.3. A conferência de Versailles e o fim do imperialismo tradicional. 4.4 Imperialismo e uso publico do passado: os casos alemão e italiano. 4.6. Descolonização e novas formas de imperialismos. 

5. 5. Epílogo: identidades nacionais e passados coloniais: memória e história.

  

Avaliação

As aulas são de tipo teórico-prático, baseadas na exposição teórica pelo docente e na participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia. O modelo de aulas e o sistema de avaliação permite aos alunos conhecer os  principais debates no campo historiográfico sobre nação, estado-nação e império e adquirir familiaridade básica com as principais datas, acontecimentos fundamentais e características das nações e dos impérios europeus nos séculos XIX e XX; e, por outro lado, desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e análise crítica de fontes históricas e bibliografia especializada, de comunicar oralmente através da participação nos debates e de trabalhar em equipa.

O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada através de 1) frequência e participação activa nos debates na sala de aula, incluindo a preparação e discussão de textos indicados pelo docente (30%); 2) dois testes escritos presenciais (70%).

  

Bibliografia (max. 5 refs)

 

Anderson, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70. 2012

Berstein, Serge e Pierre Milza. História da Europa: do século XIX ao início do século XXI. Lisboa: Plátano.2007

Burbank, Jane; Cooper, Frederic. Empires in World History. Power and the Politics of Difference. Princeton : Princeton University Press.2010.

Hermet, Guy. História das nações e do nacionalismo na Europa. Lisboa: Estampa. 1996

Porter, Andrew. O Imperialismo Europeu (1860-1914). Lisboa: Edições 70. 2011

Villares Ramón, Bahamonde Ángel, El mundo contemporáneo. Madrid:Taurus, 2012

Thiesse, Anne-Marie. A criação das identidades nacionais: Europa, séculos XVIII-XX. Lisboa : Temas e Debates.2000

( e Caderno de leituras da disciplina, elaborado pelas docentes)