A Asiatização do termo e das  ideias de  Ásia no século XIX e  nos começos  do século XX

30 Outubro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

A partir dos finais do século XVIII é predominante a perspectiva de que a  Ásia/ o  Oriente,  nas suas Civilizações e Sociedades ( Índia, China, Japão ,Islão, etc ),é Simultânea mas cada vez menos   Contemporânea da Europa / o Ocidente ..A  Ásia ,  á medida que avançamos no século  XIX , torna-se objecto  mas não sujeito activo na criação de conhecimento moderno/ científico ,   na produção de tecnologia industrial, no desenvolvimento /Progresso ,etc. A Ásia é  cada vez  mais representada tão só  como  " antiguidade ", tradição, arte e literatura,  espiritualidade , que não comparticipa na construção do mundo moderno.

Os desenvolvimentos na economia política, na geografia, na história , na análise comparada , integram a Ásia numa escala global mundial de Europeização / Mundialização e conhecem cada vez mais e melhor a Ásia e as suas partes como objecto e objectivo passivo .na Via em que  " ..a sociedade avança em civilização.. "/ Adam Smith,1776.A formulação académica de todo um novo conhecimento e vocabulário sobre as partes da Ásia desde  Karl Ritter ,1818 / Ost   Asien - Ásia Oriental  até  Ferdinand    von Richtofen  , 1877 /Seidenstrassen  - Rotas da Seda  .
  O universo de termos e de categorias , de denominações e de valorações  de Ásia- Europa / O Oriente - O Ocidente  vai  começar  a ser asiatizado , problematizado, pensado  criticamente    em japonês no século XIX . Sumária exposição da  obra  de  1875  de Yuckiki  Fukuzawa  (  1835- 1901 ) sobre a Teoria da Civilização , um seminal manifesto de asiatização do termo e das ideias de Ajia- Ásia  e de  o Oriente -Toyo  frente aos desafios  da " civilização ocidental " ( Fukuzawa ) .  Dos  diferentes  caminhos  e dos processos de   relações de proximidade  entre   diferentes  culturas  e sociedades asiáticas  ás relações globais de triunfante   modernidade industrial. Como responder ?.Sumária exposição da tese de 1904 de Kakuzo Okakura ( 1862 - 1913 ) sobre a Unidade /Uno da Ásia frente ao Ocidente.. O Japão como farol das Ásias da Ásia frente  ao Oposto,  que é  ameaça , Mundo    Ocidental , nos enunciados de  Okakura.

Bibliografia de estudos :
Ayden, Cemil - The Politics of Anti- Westerrnism in Asia : Visions of  World Order in pan- islamic and pan- asian thought,N.York, Columbia   U.P., 2007
Conrad, S. e D.  Sachsenmaier (ed. ) -  Competing view of  World    Order : Global moments and  movements,1880 - 1930,   N.York ,Palgrave, 2007. 
Schulz - Forberg, Hagen ( ed. ) -  A Global Conceptual History of Asia  , 1860 - 1940, Londres,  Chatto,2014. 
Weber, Torsten - Embracing  " Asia " in China and Japan :  Asianism Discourse and the contest  for hegemony, 1912-1933, Cham, Palgrave, 2018.