Sumários

Um balanço do Semestre

18 Dezembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Duas áreas relevantes do programa  e que as limitações de tempo da pandemia impediram desenvolver :  a "Grande Divergência  " e as  Rotas da Seda. Alguns elementos sobre estes temas e problemas . A  lógica de pensar Divergências ( grandes e pequenas ) em implicação  com Convergências  mais Globais .A Divergência manifesta-se em comparação e  implicação de convergência . Exemplos sobre os nossos dias e os caminhos de globalização a partir de 1990 .Breves elementos sobre  os  casos da Sinização da Ásia Oriental a partir dos séculos VII e VIII e as aproximações e distanciamentos China, Coreia, Japão..   O  caso do  Sistema Tributário da China  Ming  nos anos de 1522 a 1550-1555 e as relações entre chineses, japoneses, portugueses  encontrando soluções para as trocas de bens, serviços, conhecimentos. num quadro menos oficial- formal. 

Uma breve chamada de atenção  para a genealogia da categoria de Rotas da Seda/ Seidenstrassen em 1877 por Ferdinand  von  Richthofen  ( 1833- 1905 ) . O Milagre da Industrialização da Alemanha nos meados -  finais do século XIX  e a recuperação da categoria pela China do século XXI .Conhecimento e geostratégia  ao mesmo tempo que se dá uma massificação e coisificação da categoria académica em torno dos caminhos de Samarcanda .
Diálogo sobre os trabalhos de grupo desenvolvidos pelos alunos e entregues na aula anterior.  


Correção  do  Teste e entrega dos trabalhos de grupo

15 Dezembro 2020, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos acerca dos resultados alcançados no Teste individual bem como   do trabalho desenvolvido nos trabalhos de grupo. Trabalhos acordados ao longo do semestre nos objectivos, temas, bibliografia a  consultar/ analisar. Um primeiro balanço da maioria dos trabalhos que cumpriu e de alguns que se afastaram do pretendido.

Elucidação dos objectivos de resposta em relação ao  Teste. Na questão A   o  aluno  devia traçar uma  breve genealogia da Ideia de Ásia desde a sua emergência na Grécia dos séculos VIII- V a.c.  até á sua universalização/ emprego global embora polissémico  ,  a partir dos   séculos  XIX e XX.. Mostrar a polissemia do termo,  logo   mesmo em  jónio , e a sua crescente expansão e  metamorfose desde a mitologia á geografia, desde a história e a medicina até á filosofia e política. Enunciados e autores chave  de Heródoto a Estrabão. Ásia e Europa, Oriente e Ocidente em latim e nas línguas nacionais europeias. A Ásia  não contemporânea e os horizontes europeus do século XVIII.A geografia académica e geostratégica da Ásia no século XIX . As formulações Japonesas   de Y. Fukuzawa  e Okakuro.
Na questão B, o aluno que a escolhesse devia desenvolver três unidades chave em torno dos temas de Culturas- Relações  Transculturais .Apresentar com exemplos as três formas dominantes, as cinco características chave e as  quatro grandes resultantes transculturais. Caso optasse por responder á questão C devia apresentar  o essencial de cada uma das obras revelando o sentido chave da mesma. Obras com distanciamentos e aproximações disciplinares  e diferente peso conceptual  que é escasso em Hansen , rica em dados e informação e  bem saliente em Goody  que faz da Eurásia categoria chave de controvérsia frente aos Eurocentrismos.
Elucidação sobre as classificações alcançadas no teste e que foram ponderadas tendo em conta as condições de trabalho existentes em pandemia. Também por isso os resultados são largamente positivos num teste com consulta e de questionário optativo sobre  matéria lecionada  e constantemente revisitada ao longo  do semestre .


Correção  do  Teste e entrega dos trabalhos de grupo

15 Dezembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos acerca dos resultados alcançados no Teste individual bem como   do trabalho desenvolvido nos trabalhos de grupo. Trabalhos acordados ao longo do semestre nos objectivos, temas, bibliografia a  consultar/ analisar. Um primeiro balanço da maioria dos trabalhos que cumpriu e de alguns que se afastaram do pretendido.

Elucidação dos objectivos de resposta em relação ao  Teste. Na questão A   o  aluno  devia traçar uma  breve genealogia da Ideia de Ásia desde a sua emergência na Grécia dos séculos VIII- V a.c.  até á sua universalização/ emprego global embora polissémico  ,  a partir dos   séculos  XIX e XX.. Mostrar a polissemia do termo,  logo   mesmo em  jónio , e a sua crescente expansão e  metamorfose desde a mitologia á geografia, desde a história e a medicina até á filosofia e política. Enunciados e autores chave  de Heródoto a Estrabão. Ásia e Europa, Oriente e Ocidente em latim e nas línguas nacionais europeias. A Ásia  não contemporânea e os horizontes europeus do século XVIII.A geografia académica e geostratégica da Ásia no século XIX . As formulações Japonesas   de Y. Fukuzawa  e Okakuro.
Na questão B, o aluno que a escolhesse devia desenvolver três unidades chave em torno dos temas de Culturas- Relações  Transculturais .Apresentar com exemplos as três formas dominantes, as cinco características chave e as  quatro grandes resultantes transculturais. Caso optasse por responder á questão C devia apresentar  o essencial de cada uma das obras revelando o sentido chave da mesma. Obras com distanciamentos e aproximações disciplinares  e diferente peso conceptual  que é escasso em Hansen , rica em dados e informação e  bem saliente em Goody  que faz da Eurásia categoria chave de controvérsia frente aos Eurocentrismos.
Elucidação sobre as classificações alcançadas no teste e que foram ponderadas tendo em conta as condições de trabalho existentes em pandemia. Também por isso os resultados são largamente positivos num teste com consulta e de questionário optativo sobre  matéria lecionada  e constantemente revisitada ao longo  do semestre .


Diálogos  e o Estudos de  Caso  em Relações Transculturais

11 Dezembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos acerca dos Testes e dos Trabalhos de Grupo em final de semestre. Alguns dados para reflexão passado- presente   sobre horizontes e processos de relacionamento transcultural . Em  busca de fases e faces no relacionamento directo  marítimo Europa- China Ming.   A  constante multilateral  envolvendo diversos europeus (  cidades, regiões, investimentos,  concorrência e  parceria, rotas do Levante e do Cabo, quadros e formações,   etc )  na busca de contactos e de informações com valor de saber- fazer  . 

As aproximações á China Ming :  do Atlântico- Índico  ao corredor Javanês- Malaca  e as resultantes na Europa. As constantes da mútuas  embora desiguais  aculturações, da condição heterogénea  , dos múltiplos interesses e projectos . As línguas em jogo  e a China Ming na Europa ,  a partir dos mares e litorais e de  línguas asiáticas , nas línguas portuguesa, italiana-toscano, latina,


Resultados  do Teste e acompanhamento dos trabalhos

4 Dezembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Comunicação aos alunos presentes  dos resultados do  Teste individual e breves considerações sobre o atingido .Diálogo sobre as dificuldades e os resultados alcançados. A média  das classificações é bem positiva e fizeram teste 22 alunos, a totalidade dos alunos com assiduidade , em 25  alunos inscritos na cadeira.

Diálogos a propósito dos trabalhos acompanhando as leituras e as perguntas a fazer para uma melhor análise. Alguns elementos sobre casos  concretos de relações transculturais  e internacionais a desenvolver nos trabalhos