10 Novembro 2020, 09:30
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Luís Filipe Sousa Barreto
As culturas, as sociedades , economias, politicas , línguas, religiões, etc existem em formas e processos conectivos e comparativos e não como singularidades no vazio .Isto significa que são Comensuráveis e não existem na Incomensurabilidade. São , diversas e diferentes em si e entre si no espaço e no tempo mas, em parte, são , também , constantes, comuns, partilhadas. São, ao mesmo tempo, convergentes / divergentes , autónomas / interdependentes ,partilhando fronteiras que unem tanto quanto separam e instauram a troca , circulação, permeabilidade de gentes, hábitos, línguas, ideias, técnicas, alimentos, ideais , consumos, etc.
De forma subconsciente , mesmo inconsciente para a esmagadora maioria de nós , estes processos de formação e de circulação, transformação, recepção , mistura de coisas, palavras, ideias, gentes, são a nossa acção e conhecimento do dia a dia como vemos, por exemplo , no produzir e consumir de chá, café, açúcar, tabaco, papel, calendário ,horário, ou de palavras / ideias reificadas como Ásia/ Europa, Oriente / Ocidente . São todos constituições processuais da mais longa duração que passaram de criação local a Globais, universais , partilhados e comuns embora de forma plural / diversa .A acção e o conhecimento humanos como situados / posicionados no espaço e no tempo através de zonas e modos de fronteira, troca, comunicação, Comensurabilidade. Se as Línguas e as Culturas fossem incomensuráveis não existia a possibilidade e a realidade da tradução / interpretação , do gosto por hábitos que nascem Outros como o chá ou o leque, os termos Século ou Continente, etc..
A existência de naturais / berço horizontes Endotópicos : perspectivar, percepcionar, nomear, classificar , investigar ,etc a partir de dentro de uma língua, cultura, sociedade próprias .A existência de horizontes Exotópicos : olhar, descrever, comparar, comunicar Outros a partir da nossa condição Situada / Posicionada e natural e subconscientemente endotópica.. Estes horizontes gradativos e permeáveis Dentro / Fora como Pluralidade de diferentes vozes / Polifonia , diferentes olhares e diferentes arsenais e capitais de Linguagem / Pensamento , Heteroglassias. Diversidades . em Hierarquias de poder e de razão .As Fronteiras de Mediação / Troca de palavras, coisas, gentes, ideias. A necessidade de objectivar o Posicionado - Situado e o investigar das relações intra e inter posições .O exemplo das primeiras relações processuais directas entre portugueses e chineses : Malaca, 1509 ; Ilhas de Cantão, 1513 ; Cidade de Cantão,1517 ; Pequim, 1520. Da chegada ás carreiras marítimas directas do Índico , desde os séculos VIII-IX, aos Mares do Sul e a pluralidade de tipos de portugueses e de chineses em interconexão . Diferentes visões próprias e dos Outros que possibilitam e situam os contactos, trocas, relações .Os processos de relacionamento como Tensão produtiva de Mediação. As Fronteiras como porosidades ou fechamentos conforme os tempos, espaços, posições, circunstâncias de Poder e de Razão. O Desafio de investigar a verdade das relações com e no para além das verdades parciais de posição.
Bibliografia de apoio a alguns alunos :
Francks, Penelope-
Japan and the Great Divergence : A short guide, Londres, Palgrave, 2016.
Delanty, Gerard - I
nventing Europe : Ideia, Identity,Reality, Londres, Macmillan, 1995.