Sumários

Relações Europa / Portugal - China Ming / Ásia Oriental nos séculos XVI e XVII

21 Novembro 2023, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Indicações bibliográficas e diálogos sobre o conhecimento histórico no século XXI das relações Portugal - China Ming. O factor Macau como ponto de viragem . A ilha / península que é um micro ponto de macro funções . Breves elucidações sobre o estatuto informal e ambivalente de Macau .O surgimento de uma cidade portuária internacinal global como nova idade nas relações Europa / Portugal - China Ming . 

Casos e Tipos de conexão nas relações Europa - Ásia : século XVI

17 Novembro 2023, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


O nascimento das modernas relações marítimas directas entre a Europa  Renascentista e a China Ming . A  viagem de Vasco da Gama á Índia , 1497- 1499, e as Rotas do Cabo e do Levante . Começar a conhecer a China Ming e a porcelana chinesa de exportação azul e branca.

A partir de Malaca, 1509 o  procurar  sistemático de relações e de informações com / da China Ming . As seis grandes fases e  faces nas relações de Portugal / Europa com a China Ming de 1509 a 1555 ( emergência de Macau ). Os andamentos chave e algumas figuras portuguesas nucleares como João Viegas, Tomé Pires, Fernão Mendes Pinto, Diogo Pereira, Leonel de Sousa,etc.
A condição multilateral nas relações Europa - China . A pluralidade de tipos europeus e de tipos chineses e os factores Índia, Ásia do Sueste, Japão.Jogos de poder e de interesses : comércio marítimo internacional , trocas e produtos, diplomacia e guerra .

Orientalismos, Ocidentalismos, Eurocentrismos

14 Novembro 2023, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


O  Orientalismo , 1978   em E. Said mais como projecção ocidental do século XIX e começos do século XX do que como conhecimento objectivo do Islão da Ásia Ocidental. Uma visão imperial  ocidental como distribuição , elaboração, vontade ou intenção. As perspectivas endotópicas e exotópicas como heterogeneidade / pluralidade ( heteroglassia e polifonia ) que complexificam / anulam os " Ismos " .

A multiplicidade de Ocidentalismos e Ocidentes da China Antiga ao Islão do século XX sem esquecer a auto crítica europeia por via de  inventadas figuras asiáticas ( budistas, persas,turcos, etc). A " praga/ doença " ocidental em Jalal Al - I Ahmad,1978.
Os limites de toda e qualquer centração. Existem Centros mas não O Centro. A invenção de uma Europa / Neo- Europa modelar para os mundos dos séculos XX e XXI e o não fundamento de conhecimento dos Eurocentrismos. Diálogos , esclarecimento de dúvidas  e indicações bibliográficas sobre estes limites / limitações / desafios ao conhecimento fundamentado .

Orientalismos

10 Novembro 2023, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


O termo Orientalismo como área de estudo ocidental das Línguas, Literaturas, Artes  Asiáticas até aos meados do século XX. A grande transformação de sentido no Orientalismo a partir dos anos 1960-1970 . A crítica desta área de estudos de A. Malek,1963 a Turner,1978.. O Orientalismo como limite/ limitação de conhecimento verdadeiro.

O Orientalismo,1978 de E. Said . Centração na crítica de estudos literários    europeus , ingleses e franceses ,da Ásia Ocidental / Islão ao longo dos século XIX e começos do século XX . As seis teses fundamentais de E. Said e os seus contributos e limites. Polémicas  e extensões dos Orientalismos . A crítica fundamentada de Adrian Chan - Orientalism in Sinology, 2009.

Trabalhos e as expedições de Zheng He

7 Novembro 2023, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Diálogos de acompanhamento dos trabalhos fazendo um ponto de situação. Em torno das rotas marítimas modernas da seda .Para uma cronologia das expedições marítimas oficiais da China Ming e placas portuárias e tributárias chave como Malaca, Ceilão, Calecute, Ormuz,etc.Um posicionamento da China Ming frente á  crescente expansão marítima do Islão : diplomacia, relações tributárias e comércio internacional de longa distância . A visita á  cidade do quadrado celeste / Meca na rota da sétima expedição ( porto de Jidda ).