Sumários
29 Setembro 2023, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Em grego, do século V a.c. ao século II a.c. , de Heródoto e Aristóteles a Políbio vai-se constituindo uma predominante ideia de Ásia em conexão mas também em oposição á Europa. Uma Ásia com diferentes partes , Lídia, Fenícia, Pérsia, Arábia, India mas em que a Ásia Próxima , em fronteira com os Gregos / Europeus, surge também em contraste como um espelho invertido da Europa.
A trilogia de oposições Ásia - Europa em Heródoto : centralismo imperial / despotismo versus descentralização da cidade - estado / lei ; Monoteísmo do Zoroastrismo / Mazda versus Politeísmo ; civilidade de unicidade versus diversidade / individualidade .O emergir das ideias de despotismo oriental e de império de conjuntura . As classificações geohistóricas como também juízos de valor. Os Outros desvalorizados como espelho invertido dos Próprios .Diálogos com os alunos.
Bibliografia mencionada ( edições em português ) :
Aristóteles - Política , edição Rosado Fernandes, Lisboa, Vega, 1998.
Heródoto - Histórias, Livro 1 ( de 9 Livros ) , introdução geral de Maria Helena da Rocha Pereira, Lisboa, edições 70, 2002 e seguintes .
26 Setembro 2023, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A necessidade de escolha do objecto e do grupo de trabalho. Um outro breve exercício prático de análise textual : os começos da obra The Eurasian Miracle , Cambridge, Polity, 2010 de Jack Goody ( 1919- 2015 ).
Ordenar e classificar o Mundo e as suas partes geohistóricas. Na origem do termo Ásia ( do provável hitita Asu no II milénio a.c. ao termo grego / jónico ). As palavras e a ideia de ambivalência / oposição complementar Sol Nascente / Ásia - Sol Poente / Europa .Palavras e ideias que ganham sentido , séculos VIII a.c. a séculos VI,V,IV a.c., num ambiente de relacionamento económico, político, cultural , Europeus - Ásia no Mediterrâneo Oriental, na Anatólia e em círculos marítimos, mercantis , urbanos que envolvem gregos, persas, fenícios,egipcios ,etc. O poder de nomear e a construção na mais longa duração e em múltiplas línguas do vocabulário classificativo geral das partes da Ásia . Europa e Ásia , diferenças e proximidades a propósito das Fronteiras indefinidas, oscilantes, mistas.
Bibliografia citada :
Maddison, Angus - Asia in the World Economy , 1500- 2030 A.D. , Camberra, Australian National University, 2006.
22 Setembro 2023, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
As macro- áreas da Ásia : Ásia Menor / Ocidental , Ásia Central , Ásia do Sul, Ásia do Sueste, Ásia Oriental e os Oceanos Índico. Pacifico, Mediterrâneo Oriental.Áreas continentais e marítimas em mútua e multípla conexão. Conexões de parceria, migração, concorrência, conflitualidade. : breves exemplos na viragem dos séculos XVI / XVII , cercos Turcos de Viena em 1529e 1683, e anteriores a propósito de Mongóis e Rus nos séculos XIII e XIV . As Rotas da Seda e a Ásia das Monções enquanto corredores / conectores interasiáticos e eurasiáticos.
Diálogos com os alunos a propósito da presente situação nas relações Europa / Neo- Europa com a Ásia enquanto globalização . Crise ou fim desta globalização ? . Marcação do Teste em 12 de Dezembro.
Bibliografia complementar :
Jackson, Peter - The Mongols and the West , 1221- 1410, N.York, Routledge, 2018 ( 1 edição, 2005 ) .
19 Setembro 2023, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Sugestões complementares para os trabalhos incluindo a bibliografia essencial. Trabalho de análise documental / textual o mais sistemática e desenvolvida possivel. Um breve exemplo prático dos objectivos do trabalho : dois parágrafos da página 7 de O Culto do Chá , Kobe,1905.
Em torno da Introdução : Lógicas de Geohistória e Conexôes. Tempo-Espaço como coordenador da realidade , actividade,reflexâo humanas.Breve elucidação dos ordenamentos temporais ( sucessão / duração ) e espaciais ( escala / relação ) . Um esboço introdutório das macro-áreas asiáticas . As conexões Europa - Ásia : indirectas e directas e a função de migrações, invasões / conquistas, trocas comerciais,ecológicas, linguísticas, tecnológicas,etc. As constantes de mútua mas desigual aculturação / relação e das relações bem mais multilaterais que bilaterais. Diálogos com os alunos ( Europa - mitologia grega e redes - áreas processuais de relacionamento ).
15 Setembro 2023, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Para haver conhecimento das processuais relações entre europeus e asiáticos, entre partes da Europa e partes da Ásia é necessário o conhecimento das realidades asiáticas que possibilitam e onde emergem essas relações . Por isso, a cadeira de Processos de Relacionamento tem co-listada a cadeira de História da Ásia . Vários exemplos destas realidades asiáticas que possibilitam conexões com europeus em especial a partir dos séculos XV e XVI como vemos em Kerala / Calecute ,em Malaca, nas relações da China Ming com o Japão no século XVI, etc. Exemplos de processos de relacionamento no plano ecológico com os casos do açucar, chá,etc.
Sugestões para os trabalhos com obras de europeus, chineses, indianos, etc que abordam temas e problemas de relacionamento Europa - Ásia .
Sugestões complementares :
Wenceslau de Moraes - O Culto do Chá , Kobe, Herald, 1905 .
João Rodrigues Tçuzu - A Arte do Chá, edição Rui Manuel Loureiro, Lisboa, Livros do Mundo,2019.