Sumários

Conclusão do seminário: alguns aspetos e temas que podem ser abordados no âmbito do seminário. A investigação em linguística aplicada: ensino, aprendizagem e avaliação de PLE.

29 Maio 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Conclusão do seminário: alguns aspetos e temas que podem ser abordados no âmbito do seminário. A investigação em linguística aplicada: ensino, aprendizagem e avaliação de PLE.


11th Conference on Pluricentric Languages - conferência internacional sobre línguas pluricêntricas.

22 Maio 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

11th Conference on Pluricentric Languages - conferência internacional sobre línguas pluricêntricas.


Continuação da aula anterior: aprendizagem e a avaliação das competências de comunicação intercultural. Ensino de língua e cultura(s) – a comunicação intercultural no contexto de ensino de LE. O ensino bilingue e a translinguagem.

15 Maio 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Continuação da aula anterior: aprendizagem e a avaliação das competências de comunicação intercultural. Ensino de língua e cultura(s) – a comunicação intercultural no contexto de ensino de LE. O ensino bilingue e a translinguagem.



Culturas de aprendizagem e sua pesquisa em contextos de ensino de LE. Investigação- ação: o professor de LE e as suas dinâmicas. Públicos e contextos culturais - o estudo dos perfis de professores e alunos. Imagens e representações das línguas e dos seus falantes; os estereótipos culturais na aula de LE. O conceito de mediação no QECR.

8 Maio 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Culturas de aprendizagem e sua pesquisa em contextos de ensino de LE. Investigação- ação: o professor de LE e as suas dinâmicas. Públicos e contextos culturais - o estudo dos perfis de professores e alunos. Imagens e representações das línguas e dos seus falantes; os estereótipos culturais na aula de LE. O conceito de mediação no QECR. 


O estudo dos perfis dos aprendentes de PLE. Perfis de entrada e perfis de saída - a problemática da sua definição. As competências gerais e competências comunicativas no ensino de LE/L2.

24 Abril 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

O estudo dos perfis dos aprendentes de PLE. Perfis de entrada e perfis de saída - a problemática da sua definição. As competências gerais e competências comunicativas no ensino de LE/L2. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – um quadro de referência com impacto no ensino, aprendizagem e avaliação. O CEFR-CV (2020).