Sumários

Conferência da Professora Margarita Correia: política e planificação linguística - o caso do português.

6 Março 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Conferência da Professora Margarita Correia: política e planificação linguística - o caso do português. 


Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação. A certificação internacional de LE

27 Fevereiro 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação. A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. O ciclo da avaliação: da criação, produção à aplicação de exames. Linguística Aplicada, Sociolinguística e a avaliação e certificação de LE. O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem.


Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação. A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. Linguística Aplicada, Sociolinguística e a avaliação e certificação de LE. O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem.

20 Fevereiro 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação. A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. Linguística Aplicada, Sociolinguística e a avaliação e certificação de LE. O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem.


Apresentação do programa, objetivos e conteúdos. Elementos e metodologias de avaliação.

13 Fevereiro 2025, 17:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Apresentação do programa, objetivos e conteúdos. Elementos e metodologias de avaliação: A avaliação incidirá sobre a assiduidade e a participação (10%), um trabalho escrito final (70%), com 7000-8000 palavras e uma apresentação oral (20%).

Enquadramento conceptual de língua e suas implicações no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. A importância dos métodos no ensino-aprendizagem duma língua.