Sumários

A aprendizagem e a avaliação das competências de comunicação intercultural. Ensino de língua e cultura(s) – a comunicação intercultural no contexto de ensino de LE

20 Fevereiro 2020, 14:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

A aprendizagem e a avaliação das competências de comunicação intercultural. Ensino de língua e cultura(s) – a comunicação intercultural no contexto de ensino de LE.


Continuação da aula anterior: A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe.

13 Fevereiro 2020, 14:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. O ciclo da avaliação: da criação, produção à aplicação de exames. A avaliação e certificação de LE: princípios e características.

O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem.


Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação.

6 Fevereiro 2020, 14:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Ensino / Aprendizagem e Avaliação: alguns conceitos fundamentais sobre ensino/aprendizagem, avaliação e certificação. A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. O ciclo da avaliação: da criação, produção à aplicação de exames. Linguística Aplicada, Sociolinguística e a avaliação e certificação de LE. O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem.


Apresentação do programa, objetivos e conteúdos. Elementos e metodologias de avaliação:

30 Janeiro 2020, 14:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

Apresentação do programa, objetivos e conteúdos. Elementos e metodologias de avaliação: A avaliação incidirá sobre a assiduidade e a participação (10%), um trabalho escrito final (70%), com 7000-8000 palavras e uma apresentação oral (20%).

Enquadramento conceptual de língua e suas implicações no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras.