Ensino, Aprendizagem, Avaliação

Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda

Ano letivo 2022/2023 - Semestre 1

Docente: Catarina Gaspar (cgaspar1@campus.ul.pt)


Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular parte da discussão de conceitos-chave utilizados em ensino, aprendizagem e avaliação das línguas; estarão em foco as suas especificidades e implicações na planificação linguística e no ensino/aprendizagem de uma outra língua. Com base em textos referentes à diversidade linguística e cultural emanados do Conselho da Europa, será discutida e comentada a gestão dos diversos níveis de proficiência, na sala de aula, suporte para a calibragem dos mesmos e respetiva avaliação. Pretende-se também analisar as metodologias de ensino de línguas e a sua adequação a diferentes públicos e contextos.

 

Learning outcomes of the curricular unit

This curricular unit will begin with the discussion of key concepts used in the teaching, learning and assessment of languages; the focuswill be on their specific implications for language planning and for foreign and second language teaching and learning. Texts by the Council of Europe on cultural and linguistic diversity will be taken as a basis for discussion and appraisal of class management regarding proficiency levels, their calibration and their assessment. The analysis of language teaching methodologies and their appropriateness to specific audiences and contexts is also intended.

 

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento conceptual de língua e suas implicações no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. 

2. A importância dos métodos no ensino-aprendizagem duma língua. 

3. Contextos de ensino-aprendizagem, tipos de público e situação de comunicação.

4. Competências gerais e competências comunicativas no ensino de LE/L2. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

5. A avaliação e certificação de línguas estrangeiras – conceitos fundamentais.

6. Metodologias e instrumentos de avaliação em línguas (LE/L2).

7. O impacto da avaliação e da certificação no ensino de línguas estrangeiras – linhas de pesquisa e investigação em avaliação de LE/L2; o caso particular do ensino de PLE/PL2.

 

Syllabus

1. Conceptual framework of language and its implications for teaching and learning foreign languages.

2. The importance of methods in teaching and learning a language.

3. Contexts of teaching and learning, and types of learners and communicative situations.

4. General and communication skills in teaching foreign language / second language. The Common European Framework ofReference for Languages.

5. The assessment and certification of foreign languages ​​- fundamental concepts.

6. Methodologies and instruments of assessing languages (FL/L2).

7. The impact of evaluation and certification in the teaching of foreign languages; the particular case of teaching Portuguese as Foreign Language / Portuguese as Second Language.


Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas articulam a exposição teórica com o debate de tópicos, temas e discussão de documentos, que são indicados de uma aula para a outra. Pretende-se com esta metodologia envolver os alunos na sua aprendizagem, permitindo-lhes que construam um percurso autónomo de leitura das obras indicadas na bibliografia. O debate e a reflexão são muito importantes na metodologia de ensino, uma vez que são geradores de interesse e motivação dos alunos. Tem sido utilizada de forma muito positiva a plataforma Moodle (e-learning), permitindo uma fácil interação entre docente e alunos, uma ágil partilha de documentos, informações e tarefas.  

A avaliação incidirá sobre a assiduidade e a participação (10%), um trabalho escrito final (70%), com 7000-8000 palavras e uma apresentação oral (20%).

 

Teaching methodologies (including evaluation)

Classes articulate the theoretical explanation by discussing topics, themes and documents, which are indicated in a previous session. This methodology aims to involve students in their learning, enabling them, with some autonomy, to build a reading path of items listed in the bibliography. Debate and critical thinking are very important for the teaching methodology of this subject since they generate interest and motivation in the students. The Moodle (e-learning) platform has been used positively, allowing easy interaction between teacher and students and fast sharing of documents, information and tasks.

Assessment will consider attendance and participation/class work (10%), one final essay (70%), with 7000-8000 words, and one oral presentation (20%).


Bibliografia

BACHMAN, L. – PALMER, A. (2010). Language Assessment in Practice. Oxford: University Press. 

BEACCO, J. C. (2008). L’approche par competences dans l’enseignement des langues: enseigner à partir du cadre européen commun de référence pour les langues. Paris: Didier.

BROWN, D. (2000). Principles of Language Learning and Teaching. New York: San Francisco State University.  

BYRAM, M. (2008). From foreign language education to education for intercultural citizenship: essays and reflections. Clevendon: Multilingual Matters. 

ELLIS, R. (2012). Language teaching research and language pedagogy. Malden: Wiley-Blackwell.

HUGHES, A. (1989). Testing for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press.

KRASHEN, S. D. (1986). Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon.

MACNAMARA, T. (2000). Language Testing. Oxford: University Press.

SCHMITT, N. (2010). An introduction to Applied Linguistics. Oxon: Hodder Education.

Outras referências bibliográficas serão indicadas e disponibilizadas na plataforma Moodle. / Other references available in Moodle ULisboa.

 

Anexos