Sumários

A "ilha namorada": um episódio extraordinário.

20 Abril 2020, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Recapitulação de tópicos explorados na aula anterior.

A "ilha namorada", um episódio extraordinário na economia do poema camoniano: sua extensão; sua excepcionalidade (o cruzamento dos planos histórico e mitológico; o desenvolvimento do tema amoroso).

O mundo de Vénus e de Cupido: contrastes e contradições (lascívia/serenidade; concerto/desconcerto; celestial/infernal...); figurações de Vénus e de Cupido na pintura quinhentista (os exemplos de Parmigianino e de Francisco de Holanda).

"Como o vento leva branca vela": a descrição da "ilha namorada"; natura e arte; a "artificiosa fermosura".

A imagem bestializada dos nautas ("gamos", "galgos", "cão de caçador") e a composição da figura de Leonardo (um "alter ego" do poeta?).


Ligação para a próxima aula:


Hora: 22 abr 2020 10:00 AM Lisboa

 

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"Veja agora o juízo curioso": o vitupério do "vil interesse e sede imiga/ do dinheiro" n'Os Lusíadas

15 Abril 2020, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O vitupério do "vil interesse e sede imiga/ do dinheiro" n' Os Lusíadas: texto, contexto e intertexto. 

 A narrativa do final do canto VIII e do início do canto IX: o poema de Camões e a tradição historiográfica; a personagem de Vasco da Gama, n' Os Lusíadas - um "capitão" prudente? 
Sinais da recepção da obra camoniana: o comentário de Manuel de Faria e Sousa e a tradução de William Mickle. 
O discurso poético sobre a  "auri sacra fames" (Virgílio, Eneida, III, 56-57): formas de intertextualidade. 
 A construção do vitupério no final do canto VIII d' Os Lusíadas: a lição universal; processos retóricos e sua eficácia; a assimilação de texto virgiliano ( Eneida, VI).

Ligação para a próxima aula: 

Hora: 20 abr 2020 10:00 AM Lisboa

 

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Senha: 783381 



A viagem n'Os Lusíadas: descoberta, transformação, conhecimento.

6 Abril 2020, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Comentário geral dos testes (previamente entregues, por correio electrónico, aos alunos): caminhos de resposta; critérios de avaliação.

Desenvolvimento do trabalho lançado na última aula: a imitação de texto de Ariosto ( Orlando Furioso, XVII, 73-79) no canto VII d' Os Lusíadas: o vitupério incorporado no discurso de louvor; euforia e disforia.
A viagem do Gama e seu propósito (VII, 15; II, 46): "serão dadas na terra leis milhores"?
"Nós" e os "Outros": sinais de tensão, formas de conflito.
O Gama: personagem em transformação; o discurso como prática de simulação e de dissimulação.


Ligação para a próxima aula:

Hora: 15 abr 2020 10:00 AM Lisboa

 

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O canto VI d'Os Lusíadas.

1 Abril 2020, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Recapitulação dos pontos tratados na aula anterior (muito perturbada pelas más condições da ligação).

A narração da tempestade (canto VI d' Os Lusíadas): relações intertextuais (as  Metamorfoses - XI - de Ovídio como hipotexto); o mundo mitológico e a animação da Natureza; Vénus vs Baco - o triunfo do amor.
A chegada à "terra (...) desejada": o início do canto VII e a imitação do texto de Ariosto ( Orlando Furioso, XVII, 73-79); vitupério e louvor.


Ligação para a próxima aula:

Hora: 6 abr 2020 10:00 AM Lisboa

 

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ID da reunião: 997 784 795

 


O canto VI d'Os Lusíadas.

30 Março 2020, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Os Lusíadas como "picciolo mondo": exploração do conceito de "poema eroico" formulado por Torquato Tasso ( Discorsi del Poema Eroico, 1587).

Recapitulação de tópicos tratados na aula anterior: a presença do trágico e do cómico no canto V d' Os Lusíadas.
Veloso, narrador da "história" dos Doze de Inglaterra: o discurso eufemístico e a ironia; uma voz ariostesca?
O concílio dos deuses marinhos e a construção da fábula mitológica: desafios e licenças; o exercício da descrição (da ecphrasis à imagem "arcimboldesca" de Tritão); Baco vs Vénus - a luta das grandes paixões humanas.


Ligação para a próxima aula:

Tópico: Estudos Camonianos

Hora: 1 abr 2020 10:00 AM Lisboa

 

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