Sumários
10 Fevereiro 2020, 10:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Desenvolvimento do trabalho iniciado na aula anterior: o proémio de
La Araucana e o do
Sucesso do Segundo Cerco de Diu.
A proposição d'
Os Lusíadas: a relação intertextual com a Eneida de Virgílio; o trabalho de
amplificatio.
O texto de Camões e o texto de seus contemporâneos: afinidades e contrastes.
A valorização do "canto" e a revelação de uma poética: da necessidade de "engenho e arte" até ao desejo de uma "fúria grande e sonorosa".
5 Fevereiro 2020, 10:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A "poética explícita" no século XVI: da tradição italiana à peninsular.
A Carta XII (livro I) de António Ferreira: a imitação da
Arte Poética de Horácio; o valor da "boa imitação"; regras, leis, "medida"; a relação entre "arte" e "engenho".
Jerónimo Corte-Real, contemporâneo de Camões: o
Sucesso do Segundo Cerco de Diu (c. 1568? 1.ª ed.: 1574); o texto e seus paratextos, na cópia manuscrita iluminada e na
editio princeps.
Os Lusíadas (1.ª ed.:1572): o texto e seus paratextos; presenças e ausências; notas para uma comparação com a obra de J. Corte-Real.
O intróito do
Sucesso do Segundo Cerco de Diu (c. 1568) e de
La Araucana, de Alonso de Ercilla (1.ª parte: 1569): para uma reflexão acerca do horizonte poético de Camões.
3 Fevereiro 2020, 10:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Para um enquadramento do poema épico de Camões: expectativas e sinais.
O discurso profético na
Crónica do Emperador Clarimundo donde os reis de Portugal decendem (1522): profecia e pseudo-profecia; uma leitura da História de Portugal; características de uma celebração poética (a marca dos clássicos e dos italianos; o modelo do triunfo; o verso de arte maior e a tradição dos cancioneiros).
A ode I (livro I) de António Ferreira: o "amigo da língua" e a revitalização de géneros clássicos; a lição de Horácio e a prática da
imitatio ; a "ideia" da epopeia - o apelo ao canto heróico.
29 Janeiro 2020, 10:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Para um enquadramento d'
Os Lusíadas: o poema de Camões e seu contexto.
Desejo de celebração da História/desejo de celebração heróica: tópicos e sua actualização.
Expectativas e experiências: o caso de
Arcitinge, de Cataldo Sículo; a profecia de Fanimor, na
Crónica do Emperador Clarimundo, de João de Barros.
A epopeia na poética classicizante do século XVI: a lição dos Antigos e a defesa da língua vulgar; o género e seu prestígio (cf. "Prólogo" do
Memorial das Proezas da Segunda Távola Redonda, de Jorge Ferreira de Vasconcelos); modelos e códigos (o lugar da
Eneida de Virgílio).
27 Janeiro 2020, 10:00
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Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação.
Informação relativa ao funcionamento da unidade curricular: programa, bibliografia, calendarização, avaliação, horário e local de atendimento.*
* A avaliação basear-se-á em três elementos: dois exercícios escritos presenciais (9
de Março; 4
de Maio) e um trabalho (
a entregar até 15 de Abril), com igual peso na média final. Serão tidos em conta: a) a qualidade e amplitude da informação mobilizada; b) a capacidade de entendimento, de relação e de problematização; c) a qualidade da escrita, com destaque para a correcção gramatical, a clareza, a ordem, a busca de perfeição; d) o rigor deontológico. A aprovação na disciplina exigirá uma média positiva nos testes presenciais.