Sumários
Exercício escrito.
21 Dezembro 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Realização do 2º exercício escrito (prova obrigatória do processo de avaliação).
Nota: No dia 13 de Dezembro, dez alunos compareceram à 1ª chamada do teste.
Balanço do trabalho realizado.
19 Dezembro 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Balanço do trabalho realizado ao longo do semestre.
Camões e Francisco de Holanda.
14 Dezembro 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Luís de Camões e Francisco de Holanda: dados para uma comparação das suas biografias.
A obra de Holanda: a arte e as letras.
A consciência da extensão do mundo e a valorização de uma "prisca pictura".
A viagem a Roma: uma experiência decisiva.
O conceito de pintura nos textos de Francisco de Holanda: a imitação dos Antigos e a busca da idea. Relações entre Da pintura antiga e os Diálogos em Roma (1548).
Comentário de algumas imagens de De aetatibus mundi e Da fábrica que falece à cidade de Lisboa/Da ciência do desenho: para uma reflexão acerca das afinidades entre Holanda e Camões.
O episódio da "ilha namorada".
12 Dezembro 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
"Ilha dos Amores" ou "ilha do Amor"?
A organização do episódio e sua integração n'Os Lusíadas.
Funções do episódio: a recompensa do herói épico; a utopia pessoal e colectiva; a fusão dos três níveis da acção (história de Portugal, viagem à Índia, mitologia).
A aula foi dada pelo Professor José Augusto Cardoso Bernardes, que tem a seu cargo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a unidade curricular de Estudos Camonianos.
Para uma história da recepção do episódio da Ilha Namorada.
7 Dezembro 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Fernão Álvares do Oriente e Vasco Mausinho de Quebedo, leitores de Camões.
Sinais de transformação poética e cultural.
A Lusitânia Transformada, de Fernão Álvares do Oriente (1ª ed.: 1607), e a composição de um epílogo morigerador para o episódio da "Ilha Namorada": o amor como fonte de culpa e pecado; o canto poético como espelho de pedagógico desengano.
Affonso Africano. Poema Heroyco: Da presa d'Arzilla & Tanger, de Vasco Mausinho de Quebedo (1611): o canto VI como emulação e reprovação do episódio da "Ilha Namorada"; eco e reinvenção do texto camoniano; o problema da culpa e do pecado; "carpe diem" vs exortação ao desengano.