EXERCÍCIOS CRÍTICOS SOBRE CULTURA CONTEMPORÂNEA

2SEM | 2021/2022

 

3as feiras | 12h30-14h00

5as feiras | 12h30-14h00

 

Avaliação:

Entrega de 5 ENSAIOS num conjunto de 13 Temas Propostos: *

 

01 | A questão da contemporaneidade na arte de hoje (RPC)

02 | Filmar Teatro: estratégias e contextos (RPC/JD)

03 | O paradigma dos artistas emergentes em Portugal (RPC)

04 | Como nasce um problema? Investigar em Ciências Humanas e Artes (MJB)

05 | A crítica a espectáculos para públicos jovens: caminhos para o futuro (RPC)

06 | O corpo nas artes (GV)

07 | Questões de visibilidade e identidade na cena portuguesa (MJB)

08 | Experimentar nas Artes (RPC)

09 | Investigação em História do Teatro (RPC/Paula Magalhães)

10 | Cinema e Outras Artes (JD)

11 | Cinema e Espaço (JD)

12 | O universo fílmico de Tim Burton (ABM)

13 | Cinema e Revolução (FdR)

 

Entrega do 1º ensaio | 10 Fevereiro 2022

Entrega do 2º ensaio | 10 Março 2022

Entrega do 3º ensaio | 31 Março de 2022

Entrega do 4º ensaio | 21 Abril 2022

Entrega do 5º ensaio | 5 de Maio de 2022

 

AVALIAÇÃO

5 ensaios escritos

Cada ensaio deve ter o máximo | 800 palavras.

Times New Roman | Tamanho 12 | espaçamento entre linhas: simples (1,0)

 

1. Cada aluno/a escolhe livremente o tópico do ensaio escrito, dentro dos conteúdos trabalhados.

2. O ensaio será avaliado pelo docente responsável pelo módulo escolhido pelo aluno/a.

3. A avaliação do ensaio é feita quantitativamente de 0 a 20 valores.

4. Cada docente terá para cada aluno – e para cada aula – uma nota quantitativa (de 0 a 20 valores) relativa à assiduidade e à qualidade da participação oral em contexto de sala-de-aula. A ausência implica 0 valores.

5. A avaliação final da UC é feita de acordo com os seguintes parâmetros: a) assiduidade e qualidade da participação oral (40%) [nota de 0 a 20 que resulta da média aritmética da classificação por cada um dos docentes]; b) Média dos 5 ensaios escritos (60%).

 

Critérios de avaliação para ensaios escritos (20 pontos cada alínea).

a) adequação do ensaio aos conteúdos apresentados;

b) clareza e estruturação do texto;

c) pertinência dos argumentos apresentados para o campo de estudos;

d) originalidade;

e) relevância da bibliografia. 

 

*Um dos ensaios poderá ser substituído por um outro tipo de trabalho: performance, portefólio fotográfico, vídeo, etc. Deverá esta substituição ser acertada e aprovada pelo Coordenador da UC.