EXERCÍCIOS CRÍTICOS SOBRE CULTURA CONTEMPORÂNEA
2SEM | 2021/2022
3as feiras | 12h30-14h00
5as feiras | 12h30-14h00
Avaliação:
Entrega de 5 ENSAIOS num conjunto de 13 Temas Propostos: *
01 | A questão da contemporaneidade na arte de hoje (RPC)
02 | Filmar Teatro: estratégias e contextos (RPC/JD)
03 | O paradigma dos artistas emergentes em Portugal (RPC)
04 | Como nasce um problema? Investigar em Ciências Humanas e Artes (MJB)
05 | A crítica a espectáculos para públicos jovens: caminhos para o futuro (RPC)
06 | O corpo nas artes (GV)
07 | Questões de visibilidade e identidade na cena portuguesa (MJB)
08 | Experimentar nas Artes (RPC)
09 | Investigação em História do Teatro (RPC/Paula Magalhães)
10 | Cinema e Outras Artes (JD)
11 | Cinema e Espaço (JD)
12 | O universo fílmico de Tim Burton (ABM)
13 | Cinema e Revolução (FdR)
Entrega do 1º ensaio | 10 Fevereiro 2022
Entrega do 2º ensaio | 10 Março 2022
Entrega do 3º ensaio | 31 Março de 2022
Entrega do 4º ensaio | 21 Abril 2022
Entrega do 5º ensaio | 5 de Maio de 2022
AVALIAÇÃO
5 ensaios escritos
Cada ensaio deve ter o máximo | 800 palavras.
Times New Roman | Tamanho 12 | espaçamento entre linhas: simples (1,0)
1. Cada aluno/a escolhe livremente o tópico do ensaio escrito, dentro dos conteúdos trabalhados.
2. O ensaio será avaliado pelo docente responsável pelo módulo escolhido pelo aluno/a.
3. A avaliação do ensaio é feita quantitativamente de 0 a 20 valores.
4. Cada docente terá para cada aluno – e para cada aula – uma nota quantitativa (de 0 a 20 valores) relativa à assiduidade e à qualidade da participação oral em contexto de sala-de-aula. A ausência implica 0 valores.
5. A avaliação final da UC é feita de acordo com os seguintes parâmetros: a) assiduidade e qualidade da participação oral (40%) [nota de 0 a 20 que resulta da média aritmética da classificação por cada um dos docentes]; b) Média dos 5 ensaios escritos (60%).
Critérios de avaliação para ensaios escritos (20 pontos cada alínea).
a) adequação do ensaio aos conteúdos apresentados;
b) clareza e estruturação do texto;
c) pertinência dos argumentos apresentados para o campo de estudos;
d) originalidade;
e) relevância da bibliografia.
*Um dos ensaios poderá ser substituído por um outro tipo de trabalho: performance, portefólio fotográfico, vídeo, etc. Deverá esta substituição ser acertada e aprovada pelo Coordenador da UC.