Semana 1

25 Jan.

Apresentação do Programa, funcionamento da UC e Bibliografia.

 

 

RPC et al.

27 Jan.

 

A contemporaneidade à luz da tradição e da Cultura. Visionamento de parte selecionada do episódio dedicado a George Steiner do documentário O Belo e a Consolação, de Wim Kayzer. Debate.

RPC

 

Semana 2

01 Fev.

Projecção e discussão sobre documentário Proskenion, realizado pelo actor e realizador Eduardo Breda, que percorre o trabalho do conceituado cenógrafo Fernando Ribeiro ao longo do ano de 2021. Parte 1.

RPC com Eduardo Breda e Maria Olas

 

03 Fev.

 

Projecção e discussão sobre documentário Proskenion, realizado pelo actor e realizador Eduardo Breda, que percorre o trabalho do conceituado cenógrafo Fernando Ribeiro ao longo do ano de 2021. Parte 1.

RPC com Eduardo Breda e Maria Olas

 

 

 

 

Semana 3

08 Fev.

O que é o contemporâneo: a partir de leituras de Giorgio Agamben (“O que é o contemporâneo?” e Cuauhtémoc Medina “What is Contemporary Art?”). Debate.

 

RPC

 

 

10 Fev.

 

O que é o contemporâneo: a partir de leituras de Giorgio Agamben (“O que é o contemporâneo?” e Cuauhtémoc Medina “What is Contemporary Art?”). Debate.

 

RPC

 

Semana 4

15 Fev.

 

Carlos Alves. Apresentação do Projecto https://www.artistasdaemergencia.com/

 

“Artistas da Emergência – um arquivo da memória presente sobre as novas gerações do Teatro português” é um projecto de investigação, está a ser desenvolvido online, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

RPC com Carlos Alves

17 Fev.

 

Conversa com o actor e encenador Mário Coelho (premiado com o Prémio Revelação AGEAS/TNDMII 2020)

 

 

RPC com Mário Coelho

 

Semana 5

22 Fev.

Preparação de sessão com Milija Gluhovic.

 

 

MJB & RPC

24 Fev.

 

Sessão com Milija Gluhovic. Old and New Silk Roads and Performance [tópico a confirmar]

 

MJB & RPC com Milija Gluhovic

 

Semana 6

03 Mar.

 

Escrever às escuras. Colóquio Internacional: A crítica de artes performativas e os espectáculos para crianças e jovens.

Organização: Lu.Ca – Teatro Luís de Camões / Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

RPC

 

Se é já um lugar comum que a crítica de artes performativas está em crise e em vias de desaparecimnento, a crítica a espectáculos para a infância e juventude é praticamente inexistente. Este Colóquio visa explorar o tema da crítica especializada sobre espectáculos para públicos jovens, entendendo-a como uma forma de exercício crítico e de cidadania. Entre outras matérias, procuraremos debater as seguintes questões: o teatro para a infância e juventude exige um tipo específico de crítica? O que é específico na experiência de um crítico adulto que escreva sobre espectáculos para públicos mais jovens? Que qualidade tem a experiência de um crítico adulto se o espectáculo não foi planeado para a sua faixa etária? O que implica uma crítica transgeracional e inclusiva? Quais as práticas desta crítica? Que formatos de crítica são adequados para este tipo de espectáculos? Como podem jovens e crianças desafiar, expandir e remodelar a crítica?

 

Semana 7

08 Mar.

Questões de visibilidade: presenças difusas de artistas afrodescendentes na cena

MJB

 

10 Mar.

 

Conversa com Zia Soares e o Teatro Griot

MJB

 

Semana 8

15 Mar.

O corpo nas artes performativas: forças de representação e presença

 

 

GV

17 Mar.

 

O corpo nas artes performativas: forças de representação e presença

 

 

GV

 

Semana 9

22 Mar.

 Wes Anderson: para além do cinema.

 

 

JD

24 Mar.

 

Cinema e Ciência.

 

 

JD

 

Semana 10

 

29 Mar.

Apresentação do ciclo Histórias do Experimental, por Ana Bigotte Vieira. Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares.

RPC & Ana Bigotte Vieira

 

31 Mar.

 

Investigação em História do Teatro. Sessão com Paula Magalhães

RPC com Paula Magalhães

 

Semana 11

05 Abr.

Apresentação do ciclo Histórias do Experimental, por Ana Bigotte Vieira. Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares.

RPC & Ana Bigotte Vieira

 

07 Abr.

 

Investigação em História do Teatro. Sessão com Paula Magalhães.

 

RPC com Paula Magalhães

 

Semana 12

19 Abr.

 Eduardo, mãos de tesoura (Tim Burton, 1990)

Ana Bela Morais 

21 Abr.

 

O universo fílmico de Tim Burton.

Ana Bela Morais

 

 

Semana 13

26 Abr.

Visionamento de As Armas e Povo [Col. Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, (1974,) 78’].

 

Filipa Rosário

 

28 Abr.

 

O documentário político e poético de Abril.

 

Filipa Rosário

 

 

Semana 14

03 Mai.

Visita ao Museu Nacional do Teatro e da Dança. Exposição sobre TEP – Teatro Experimental do Porto, com Gonçalo Amorim (actor e encenador. Director do TEP e do FITEI).

 

RPC e Gonçalo Amorim

05 Mai.

 

Balanço do semestre. Sessão com todos os docentes da UC.

 

 

Todos.

 

Semana 15

10 Mai.

Enxames e Fronteiras Em Os Protegidos De Elfriede Jelinek.

 

RPC com Pedro Alves e Anabela Mendes

12 Mai.

 

Enxames e Fronteiras Em Os Protegidos De Elfriede Jelinek.

 

RPC com Pedro Alves e Anabela Mendes