Sumários
Tópicos diversos.
29 Outubro 2015, 12:00 • Annabela Rita
O tempo da aula foi ocupado pela assistência a sessões do Colóquio Internacional em Homenagem a Judith Teixeira “As Mulheres e o Modernismo” (28-29/10/2015), com tópicos interessantes para a reflexão no âmbito da disciplina (no plano da Cultura, dos Estudos Culturais [com destaque para os Estudos de Género], da abordagem cultural do fenómeno estético [da teoria à crítica, passando pelas diferentes manifestações artísticas, da Literatura às Artes Plásticas], etc.)
O estudo da cultura e a importância dos rituais e estratégias impostos nas diferentes situações culturais
28 Outubro 2015, 16:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Filme na aula (continuação: Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006). Análise inicial do documentário: a dialética entre a conceção da cultura da protagonista (representante das classes trabalhadoras) e do campo artístico: cultura popular vs. ‘alta cultura’. As referências culturais das classes trabalhadoras (pintura decorativa e realista, desportos, televisão…) e a rejeição da pintura moderna (expressionismo abstrato).
O problema da legitimidade e da legitimação.
Análise dos rituais e estratégias do campo cultural. O conceito do campo cultural: as tomadas de posição. O ‘desafio’, a ‘luta’ e a ‘invasão’ de Teri no campo da ‘alta cultura’
O estudo da composição do campo artístico como um campo dotado de uma lógica interna.
A organização hierárquica de posições no campo cultural.
O capital económico, cultural e simbólico. A procura de autoridade, legitimação e autonomia do campo artístico.
Bibliografia:
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).
MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito.
27 Outubro 2015, 14:00 • Annabela Rita
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da disciplina.
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito.
27 Outubro 2015, 12:00 • Annabela Rita
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da disciplina.
Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’
23 Outubro 2015, 16:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As abordagens contemporâneas da cultura: a centralidade da visão da cultura como um conjunto de modos de agir e de produzir, assim como de rituais e estratégias impostos nas diferentes situações culturais.
Aproximações críticas à cultura popular. Os quatro significados apresentados por John Storey para a cultura popular. A complexa e diversa combinação de sentidos.
Pierre Bourdieu e as lutas pelo poder simbólico: a distribuição desigual do ‘capital simbólico’ na sociedade. Um caso paradigmático: a história de Teri Horton e o documentário Quem é afinal Jackson Pollock?
Filme na aula: Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).
As peripécias de uma ex-camionista sem ‘capital cultural’ para autenticar e depois vender um quadro comprado numa loja de artigos em segunda mão como uma obra perdida de Pollock. O desafio que se coloca ao mundo do comércio da arte e dos seus especialistas elitistas.
Bibliografia:
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).
MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.
STOREY, John (2006): Cultural theory and popular culture: an introduction (Harlow: Pearson).