Sumários

Aula de reposição – O Orientalismo

3 Dezembro 2015, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de novembro, participou no Colóquio de Outono organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), a aula do dia 27 de novembro não foi lecionada. Foi marcada (e lecionada) a aula de reposição no dia 3 de dezembro (das 12:00h às 14:00h, sala 2.2).

 

Leitura e análise de um excerto da obra Orientalismo de Edward Said.

O Orientalismo: uma construção cultural antiquada, mas não completamente obsoleta. A presença de certos ecos e vestígios do Orientalismo na contemporaneidade.

O silenciamento das vozes dos ‘orientais’ no processo de construção do Orientalismo: o poder de Ocidente nas relações históricas e culturais Oriente-Ocidente.

A alteridade.

Os elementos constitutivos do Orientalismo: a tradição académica do Orientalismo, o estilo de pensamento baseado numa diferença ontológica e epistemológica estabelecida entre o ‘Oriente’ e o ‘Ocidente’, as propostas artísticas orientalistas (os escritos de Chateaubriand, Nerval, Flaubert ou a pintura de Delacroix), o discurso político, militar, sociológico, ideológico e científico. 

A mistura dos discursos objetivos e a invenção artística na constituição do Orientalismo.

 

Bibliografia:

SAID, Edward W. (2004): Orientalismo (Lisboa: Cotovia).


Os Estudos Culturais e o pós-colonialismo

2 Dezembro 2015, 16:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A importância da representação nos Estudos Culturais. A noção de discurso e de discurso cultural. A análise discursiva nos Estudos Culturais.

As estratégias de opressão cultural e coerção no(s) período(s) colonial(s) e a manutenção dos ecos de certas representações culturais.

O estudo do poder da representação e da exclusão cultural da perspetiva pós-colonial. O exame dos efeitos prolongados dessa exclusão nas culturas e vozes ‘periféricas’. Um exemplo paradigmático da contestação dessa exclusão: o filme La noire de…  de Ousemane Sembene (1966). O estabelecimento de uma estrutura narrativa dual e de duas narrações discordantes no cinema contemporâneo.

A interpretação de Homi Bhabha do fenómeno histórico e cultural do colonialismo. A tensão presente no discurso colonial e a relação ambivalente entre o sujeito dominante e o sujeito dominado.

A figura do “mimic man”: um “objeto imprevisível” do ponto de vista cultural e identitário. A natureza paradoxal da autoridade colonial: a transmissão do conhecimento e o questionamento do discurso colonial.

A dimensão ‘incomensurável’ da diversidade cultural e a impossibilidade de classificá-la e estudá-la através de “molduras universais” (tais como o Marxismo histórico ou a democracia liberal). O “hibridismo”: uma nova área de negociação do significado e da representação.


Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

BHABHA, Homi (2010): The location of culture (London: Routledge).

CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).


As novas tecnologias e a cibercultura.

1 Dezembro 2015, 14:00 Annabela Rita

Apresentação de trabalhos e debate consequente. As novas tecnologias e a cibercultura.


As novas tecnologias e a cibercultura.

1 Dezembro 2015, 12:00 Annabela Rita

Apresentação de trabalhos e debate consequente. As novas tecnologias e a cibercultura.


Not Taught.

27 Novembro 2015, 16:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de novembro, se encontrará no Colóquio de Outono organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), a aula do dia 27 de novembro não foi lecionada. Foi marcada a aula de reposição no dia 3 de dezembro (das 10:00h às 12:00h na sala 2.2).