A renovação cultural e estilística da cultura de massas

26 Abril 2021, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural; as funções de estímulo da divulgação de conceitos e produtos da ‘Alta cultura’ através dos digest, do cinema comercial…

Exemplos paradigmáticos da renovação cultural e estilística da cultura de massas:  a mecânica de perceção da imagem, as novas gramáticas do cinema, a transmissão direta do estilo jornalístico e da BD.

A distinção canônica dos três níveis intelectuais (e culturais) de Dwight MacDonald: high, middle e lowbrow.

A categoria da midcult na obra de MacDonald: uma depauperação e falsificação comercial da Alta Cultura.

O problema do reconhecimento do Kitsch e da associação maniqueísta do Kitsch e da midcult. A delimitação dos espaços diversos existentes dentro da cultura: o ‘minifúndio’ da Arte e o ‘latifúndio’ da cultura de entretenimento na obra de Umberto Eco.


Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.