O estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o consumo de produtos culturais na obra de Pierre Bourdieu

5 Março 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia. A participação do povo na vida civil e a 'educação no consenso'. O  intelectual orgânico.

As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.

L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).

GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).