Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’

19 Março 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Visionamento (parcial) do documentário Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).

As peripécias de uma ex-camionista sem ‘capital cultural’ para autenticar e depois vender um quadro comprado numa loja de artigos em segunda mão como uma obra perdida de Pollock. O desafio que se coloca ao mundo do comércio da arte e dos seus especialistas elitistas.


Os alunos devem analisar individualmente o documentário e enviar as suas repostas por e-mail à professora. Prazo de entrega: 5 abril.

Na análise do caso apresentado no filme devem ser aplicados os conceitos propostos por Pierre Bourdieu. Além disso, os alunos devem identificar e explicar a concepção da Cultura e o consumo cultural da protagonista (e a sua família e amigos), assim como a concepção da Cultura dos especialistas.


Durante a aula, os alunos foram informados novamente sobre o sistema de avaliação da disciplina:


1) O segundo exercício individual e escrito (19 de abril) será realizado virtualmente, através do Zoom, durante a aula virtual.

2) A prova final, escrita e presencial (10 de maio) será realizada presencialmente na FLUL:

2a) TP6A: das 8:00 às 9:30, no Anfiteatro IV.

2b) TP6B: das 9:30 às 11:00, no Anfiteatro I.



Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).