Programa

A unidade curricular estrutura-se em torno da discussão de tópicos diversos, de interesse e importância desigual, a partir dos quais se problematiza a própria noção de cultura e o impacto que diferentes práticas culturais foram tendo ao longo do último século e ajudaram a modelar a sociedade contemporânea. Através da análise e discussão de uma selecção de textos e do visionamento de pequenos filmes, documentários e debates, procurar-se-á entender de que modo certas tendências culturais se foram impondo a outras na sociedade, como a alteraram e como ela lhes reagiu, privilegiando acima de tudo a troca de argumentos e de pontos de vista, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Entre outros assuntos, abordar-se-ão os conceitos de cultura erudita e popular, cultura de massas, contra-cultura, subcultura, guerras culturais ou cultura digital, e proporcionar-se-ão debates a propósito de algumas questões culturalmente pertinentes na actualidade.

 

Avaliação

A avaliação é contínua e contempla 2 testes presenciais, de ponderação distinta (25% o primeiro e 45% o segundo), a participação num ciclo de debates a organizar (20%) e participação nas aulas e nas discussões propostas ao longo do curso (10%).

 

Bibliografia

Greenberg, Clement (2018). Vanguarda e Kitsch: ensaios escolhidos (trad. João R. Figueiredo). Lisboa: Imprensa da Universidade de Lisboa.

Scruton, Roger (2013). Modern Culture. London: Bloomsbury.

Storey, John (2006). Cultural Theory and Popular Culture: An Introduction. Prentice Hall.

Williams, Raymond (2015) Keywords:  a vocabulary of Culture and Society. New York: Oxford UP

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