1º sem 2021-22 || 4ªs e 6ªs-feiras, TP 3 [15h30m-17h] e TP 4 [17h-18h30m]
2º sem 2021-22 || 3ªs e 6ªs-feiras, TP 9 [17h-18h30m] e TP 10 [18h30m-20h]
Código da Unidade Curricular: LAC1.57233
___________________________________________________________________
Língua de ensino | Language of instruction
Língua Portuguesa / Portuguese Language |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Da cultura como representação e prática. Da “cultura erudita” às “indústrias culturais” Identidade e alteridade culturais: factores de encontro, diálogo, transformação, definição e indefinição. Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspectos de uma diferenciação (programas, objectos, objectivos, casos). |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
A reflexão combinará aulas teóricas, análise de casos e debates sobre situações selecionadas. Também se analisarão textos artísticos (pintura, cinema, literatura, etc.), observando de que modo eles elaboram problemas culturais, em especial, os do encontro de culturas. A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
ANDERSON, Benedict. 2005. Comunidades Imaginadas, Lisboa, Edições 70. CUNHA, Carlos Manuel Ferreira da (ed.). 2011. Escrever a nação: literatura e nacionalidade (uma antologia), Guimarães, Opera Omnia. GEARY, Patrick J.. 2008. O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo, Lisboa, Gradiva. PIRES, Maria Laura. 2004. Teorias da Cultura, Lisboa, Universidade Católica Editora. WIEVIORKA, Michel. 2002. A Diferença, Lisboa, Fenda Edições. |