APRESENTAÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR: Estruturando-se em três secções que procuram fornecer distintos pontos de mira para a inquirição em torno do conceito de “cultura” (I. Pontos cardeais; II. Pontos de vista e III. Pontos luminosos, na formulação de Ezra Pound, punti luminosi), a presente Unidade Curricular visa familiarizar os alunos com os instrumentos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo do polimórfico conceito de cultura. Promovendo uma abordagem interdisciplinar, a disciplina visa proporcionar uma reflexão interdisciplinar sobre um amplo conjunto de questões, tendo em vista a promoção de um debate sobre os mais prementes temas desta área de estudo. Para o efeito, socorrer-nos-emos dos mais diversos instrumentos conceptuais, estabelecendo diálogo com a teoria crítica, a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade. Procurar-se-á ainda reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais), não deixando de se compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas.

 

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER): 1. Compreender as ideias básicas e os conceitos operatórios para uma abordagem teórica e crítica dos fenómenos culturais; 2. Conhecer as principais tipologias do conceito de “cultura” e as principais trajectórias epistemológicas no âmbito do Estudo da Cultura; 3. Entender o conceito de cultura (definição, evolução e problematização) e a noção de valor cultural (cultura erudita, cultura de massas e indústria cultural); 4. Reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica, auscultando a criatividade das margens (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais); 5. Compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas; 6. Desenvolver aptidões de compreensão e produção verbal, a nível escrito e oral, com especial destaque para o apuramento das capacidades de leitura, análise crítica e pesquisa autónoma.

 

 Bibliografia:

 

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