Programa

O Estudo das Culturas (TP12) aborda temas e métodos que visam habilitar os estudantes a compreender e a pensar criticamente sobre conceitos fundamentais da cultura, através da discussão de textos ensaísticos do século XX, um período em que a cultura e a sua análise foram entendidas como respostas a uma sequência de crises políticas. Oferece-se uma introdução historicamente situada ao estudo das culturas, preparando-se os estudantes para o prosseguimento desse trabalho no âmbito dos Estudos Culturais. Tendo em conta ideias de cultura como uma forma de investimento individual, desenvolvimento coletivo, ou como um facto antropológico, evidenciar-se-ão aspetos ideológicos das distinções entre alta e baixa cultura no período do modernismo, assim como a contribuição da Escola de Frankfurt para o estudo da cultura de massas e da indústria da cultura, abordando-se ainda o materialismo cultural na transição para os Estudos Culturais.

 

Avaliação

Espera-se dos estudantes que tenham lido os textos antes das respetivas aulas e que estejam preparados para os discutir oralmente em pormenor. Em paralelo com uma exposição faseada de instrumentos teóricos e do contexto histórico, a análise dos textos é feita em diálogo com os estudantes, encorajando-se a elaboração de conclusões críticas próprias.

Os textos desta UC estão integralmente em inglês.

Avaliação: dois testes escritos (40% + 40%) e qualidade da participação na aula (20%).

 

Bibliografia (seleção)

Arnold, Matthew. Culture and Anarchy, ed. Jane Garnett. Oxford: Oxford UP, 2006.

Eliot, T. S. Notes Towards the Definition of Culture. London: Faber & Faber, 1962.

Horkheimer, Max & Theodor W. Adorno. Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments, ed. Gunzelin Schmid Noerr, trans. Edmund Jephcott. Stanford: Stanford UP, 2002.

Williams, Raymond. Culture and Society 1780-1950. London: Vintage, 2017.

Woolf, Virginia. Selected Essays, ed. David Bradshaw. Oxford: Oxford UP, 2009.