Sumários

Aula nº4 (13/ 10/ 20)

13 Outubro 2020, 11:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Diferentes formas do perguntar filosófico e distintos focos de interesse em filosofia. A antinomia ente filosofia e filosofar: J. BARATA-MOURA, “Filosofia e Filosofar. Hegel versus Kant?”, Philosophica 6 (1995) pp.51-69: http://revistaphilosophica.weebly.com/1995.html

A autonomia, o conteúdo e a história da filosofia: interesses em conflito?

Pergunta-sondagem: se tivesse de renunciar a algum dos interesses concorrentes em filosofia - a autonomia, o conteúdo e a história da filosofia - de qualquer deles abdicaria primeiro? O que restaria da filosofia?

Apresentação oral de textos de uso lectivo: Teresa Costa Cabral 


Aula nº3 (7/ 10/ 20)

7 Outubro 2020, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Da pergunta trivial à pergunta filosófica. Da pergunta pelas horas à pergunta: o que é o tempo? As dificuldades da resposta a esta pergunta. A índole questionante da filosofia: o propósito anti-dogmático; a crítica; a provocação ao exercício do pensar. Funções positivas decorrentes: renovar o espanto; examinar; perceber a complexidade do real; discernir possibilidades.

Textos de uso lectivo: 1-3.

Pergunta-sondagem: formular uma pergunta filosófica a partir de uma pergunta trivial, por analogia com o exemplo de Savater («Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: “O que é o tempo?”»).


Aula nº3 (7/ 10/ 20)

7 Outubro 2020, 11:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Da pergunta trivial à pergunta filosófica. Da pergunta pelas horas à pergunta: o que é o tempo? As dificuldades da resposta a esta pergunta. A índole questionante da filosofia: o propósito anti-dogmático; a crítica; a provocação ao exercício do pensar. Funções positivas decorrentes: renovar o espanto; examinar; perceber a complexidade do real; discernir possibilidades.

Textos de uso lectivo: 1-3.

Pergunta-sondagem: formular uma pergunta filosófica a partir de uma pergunta trivial, por analogia com o exemplo de Savater («Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: “O que é o tempo?”»).


Aula nº2 (6/ 10/ 20)

6 Outubro 2020, 12:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

O que é a filosofia? Aproximações por negação: nem saber circunscrito a um objecto, nem patente exclusiva do pensar. Um horizonte amplo de interesses nascidos do espanto: com a natureza e muitas outras coisas. A forma clássica da pergunta filosófica: o que é? Aplicada à filosofia.

Textos de uso lectivo: 1 e 4.

Pergunta-sondagem: que espanto (estranheza, admiração) vos trouxe ao estudo da filosofia?


Aula nº2 (6/ 10/ 20)

6 Outubro 2020, 11:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

O que é a filosofia? Aproximações por negação: nem saber circunscrito a um objecto, nem patente exclusiva do pensar. Um horizonte amplo de interesses nascidos do espanto: com a natureza e muitas outras coisas. A forma clássica da pergunta filosófica: o que é? Aplicada à filosofia.

Textos de uso lectivo: 1 e 4.

Pergunta-sondagem: que espanto (estranheza, admiração) vos trouxe ao estudo da filosofia?