Sumários
Aula nº3
26 Outubro 2021, 12:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Outras formas de pergunta filosófica: de que modos se diz...? A antinomia entre filosofia e filosofar: J. BARATA-MOURA, “Filosofia e Filosofar. Hegel versus Kant?”, Philosophica 6 (1995) pp.51-69. A autonomia, o conteúdo e a história da filosofia: interesses em conflito?
Pergunta-sondagem: se tivesse de renunciar a algum dos interesses concorrentes em filosofia - a autonomia, o conteúdo e a história da filosofia - de qualquer deles abdicaria primeiro? O que restaria da filosofia?
A filosofia e as suas questões: uma introdução problemática à filosofia. Kant: «1. Que posso saber? – 2. Que devo fazer? – 3. Que me é permitido esperar?» (Textos 7-8). Os esclarecimentos de Kant sobre estas 3 interrogações. A abrangência das 3 interrogações como grandes questões da filosofia.
Pergunta-sondagem: abstraindo da ordem que lhes dá Kant, qual das 3 questões escolheria para começar a estudar filosofia? Porquê?
Apresentações orais realizadas.
TP2: Igor Lopes, João Borba, Débora Mogueiro, André Fernandes, Júlia Gonçalves, Mara Alves, Maria Eduarda Rocha, Joana Guimarães
Aula nº3
22 Outubro 2021, 12:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Outras formas de pergunta filosófica: de que modos se diz...? A antinomia entre filosofia e filosofar: J. BARATA-MOURA, “Filosofia e Filosofar. Hegel versus Kant?”, Philosophica 6 (1995) pp.51-69. A autonomia, o conteúdo e a história da filosofia: interesses em conflito?
Pergunta-sondagem: se tivesse de renunciar a algum dos interesses concorrentes em filosofia - a autonomia, o conteúdo e a história da filosofia - de qualquer deles abdicaria primeiro? O que restaria da filosofia?
A filosofia e as suas questões: uma introdução problemática à filosofia. Kant: «1. Que posso saber? – 2. Que devo fazer? – 3. Que me é permitido esperar?» (Textos 7-8). Os esclarecimentos de Kant sobre estas 3 interrogações. A abrangência das 3 interrogações como grandes questões da filosofia.
Pergunta-sondagem: abstraindo da ordem que lhes dá Kant, qual das 3 questões escolheria para começar a estudar filosofia? Porquê?
Apresentações orais realizadas.
TP1: Cheila Silva, Elisângela Pereira, Mariana Roque, Sara Nunes, Ricardo Nunes, Matilde Ho, Vital Samsonyuk
Aula nº2
19 Outubro 2021, 12:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A pergunta inevitável à partida: o que é a filosofia? Aproximações por negação: nem saber circunscrito a um objecto, nem patente exclusiva do pensar. Um horizonte amplo de interesses nascidos do espanto: a índole questionante da filosofia. A forma clássica da pergunta filosófica: o que é? Aplicada à filosofia.
Textos de uso lectivo: 1 e 6.
Pergunta-sondagem: que espanto (estranheza, admiração) vos trouxe ao estudo da filosofia?
Da pergunta trivial à pergunta filosófica. Da pergunta pelas horas à pergunta: o que é o tempo? As dificuldades da resposta a esta pergunta. De novo, a índole questionante da filosofia: o propósito anti-dogmático; a crítica; a provocação ao exercício do pensar.
Textos de uso lectivo: 1-5.
Pergunta-sondagem: formular uma pergunta filosófica a partir de uma pergunta trivial, por analogia com o exemplo de Savater («Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: “O que é o tempo?”»).
Apresentações orais realizadas.
TP2: Amanda Santos, Beatriz Oliveira, Ladislau Morais, João Tavares, Ana Vicente
Aula nº2
15 Outubro 2021, 12:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A pergunta inevitável à partida: o que é a filosofia? Aproximações por negação: nem saber circunscrito a um objecto, nem patente exclusiva do pensar. Um horizonte amplo de interesses nascidos do espanto: a índole questionante da filosofia. A forma clássica da pergunta filosófica: o que é? Aplicada à filosofia.
Textos de uso lectivo: 1 e 6.
Pergunta-sondagem: que espanto (estranheza, admiração) vos trouxe ao estudo da filosofia?
Da pergunta trivial à pergunta filosófica. Da pergunta pelas horas à pergunta: o que é o tempo? As dificuldades da resposta a esta pergunta. De novo, a índole questionante da filosofia: o propósito anti-dogmático; a crítica; a provocação ao exercício do pensar.
Textos de uso lectivo: 1-5.
Pergunta-sondagem: formular uma pergunta filosófica a partir de uma pergunta trivial, por analogia com o exemplo de Savater («Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: “O que é o tempo?”»).
Apresentações orais realizadas.
TP1: Beatriz Nunes, Jaime Casanova, Pedro Sarmento
Aula nº1
12 Outubro 2021, 12:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Apresentação.
O Estudo da Filosofia / Temas e Técnicas da Filosofia: o programa e a bibliografia; a colecção de textos de uso lectivo e o planeamento das aulas.
Visita à página da Biblioteca no sítio da FLUL: as formações online para utilizadores da Biblioteca.
Avaliação
A classificação final do aproveitamento na disciplina é a média das classificações a obter em 2 elementos obrigatórios individuais: um oral, a ser integrado no período lectivo; e um escrito, a ser entregue até 17/12/2021.
1. O elemento oral visa apreender articuladamente os conteúdos do programa e estimular a expressão oral, e consiste num exercício de apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula, mediante agendamento prévio. Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível na página EFil-TTF. Textos, em: http://www.mlx.webnode.com
2. O elemento escrito visa estimular a autonomia individual na pesquisa e exercitar a expressão escrita, e consiste na construção de uma bibliografia (1p), incluindo a leitura comentada de um elemento bibliográfico (2p) e uma formação certificada de utilizadores da Biblioteca da FLUL (1p). Para a construção da bibliografia, escolha uma obra citada na colecção de textos de uso lectivo e proceda à pesquisa bibliográfica, centrando-se ou na própria obra ou no seu autor ou no tema dominante. A bibliografia deve ter um título que indique o sentido da pesquisa. A recensão deve ser encabeçada pela referência bibliográfica da obra escolhida para ler e comentar.
Caso não possa realizar algum dos dois elementos obrigatórios, o estudante pode substituir o elemento em falta por um teste sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula. Neste caso, a classificação final é a média das classificações do teste e do outro elemento de avaliação (oral ou escrito) entretanto realizado.