Sumários
Castellucci e Dante
8 Janeiro 2018, 11:00 • Margarida Madureira
Castellucci e Dante: apresentação e discussão do trabalho de um aluno. Des(cons)truir Dante: autor, espiritualidade, estrutura do espaço. O Inferno de Castellucci.
Romeo Castellucci, Inferno
19 Dezembro 2017, 14:00 • Margarida Madureira
Romeo Castellucci, Inferno, e o teatro pós-dramático. A crise da forma dramática e o jogo com as expectativas do espectador. Teatro “puro” e teatro “literário”. Teatro e performance.
Andy Warhol no Inferno: apresentação e reflexão sobre um artigo de Adam Bryx e Bryan Reynolds, "The Fugitive Theatre of Romeo Castellucci. Intermedial refractions and fractalactic occurrences" (2013).
DVD:
- Castellucci, Romeo, Inferno. Arte Éditions, 2008.
- Bryx, Adam e Reynolds, Bryan (2013). "The Fugitive Theatre of Romeo Castellucci. Intermedial refractions and fractalactic occurrences", in Matthew Causey e Fintan Walsh (eds.), Performance, Identity, and the Neo-Politic Subject. New York-London: Routledge, pp.82-100.
- Danan, Joseph (2010). O que é a dramaturgia? Évora: Editora Licorne.
- Danan, Joseph (2013). Entre théâtre et performance: la question du texte. Arles : Actes Sud.
- Lehmann, Hans-Thies (1999). Postdramatique theatre. London: Routledge, 2006.
- Sarrazac, J.-P., ed. (2010). Lexique du drame moderne et contemporain. Paris: Circé.
O Taoísmo
12 Dezembro 2017, 14:00 • Margarida Madureira
Apresentação e discussão de um trabalho sobre "O Taoísmo"
Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus
5 Dezembro 2017, 14:00 • Margarida Madureira
Reflexão e debate a partir de duas apresentações: Romeo Castellucci e Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (entrevistas) e Romeo Castellucci e Antonello da Messina, Salvator Mundi (Sobre o Conceito…).
Função política da arte: provocação ou "escândalo"? A consciência do espectador.
Memória, livro e sentidos: a construção da presença no Bestiaire d'Amours, de Richard de Fournival
28 Novembro 2017, 14:00 • Margarida Madureira
Memória, livro e sentidos: a construção da presença no Bestiaire d'Amours, de Richard de Fournival.
Reflexão a partir da apresentação do artigo de Rui Oliveira Lopes, "Words for images…".
Bibliografia Passiva
- Camille, Michael (1998). “Sensations of the Page: Imaging Technologies and Medieval Illuminated Manuscripts”, in George Bornstein e Theresa Lynn Tinkle (eds.), The Iconic Page in Manuscript, Print, and Digital Culture. Ann Arbor: The University of Michigan Press, pp.33-53.
- Lopes, Rui Oliveira (2017). "Words for images and images for words: an iconological and scriptural study of the Christian prints in the Chengshi moyuan 程氏墨苑", Word & Image, 33, pp.87-107.
- Rowland, Beryl (1989). “The Art of Memory and the Bestiary”, in Willene B. Clark e Meradith T. McMunn (eds.), Beasts and Birds of the Middle Ages. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, pp.12-25.