Sumários

Guy de Maupassant e Max Ophuls, “A Casa Tellier”: a sequência da comunhão

3 Dezembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Guy de Maupassant e Max Ophuls, “A Casa Tellier”. O novo contexto. A transposição intersemiótica: análise, em particular, da sequência da comunhão.
Apresentação e discussão de um trabalho: Cantigas de Santa Maria, texto e imagem (cantiga 103)


Visionamento de A Casa Tellier, de Max Ophuls

28 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Visionamento de A Casa Tellier, de Max Ophuls


Apresentação e discussão de trabalhos

26 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Apresentação e discussão de trabalhos:

  • Cantigas de Santa Maria, relação entre texto e imagem
  • Fernando Pessoa, “Tabacaria”: o poema e declamado
  • O surrealismo e as interacções entre a pintura e cinema: Dalí e Hitchcock (SpellBound 1945); curta metragem de colaboração de Dali com Walt Disney (Destino)
  • Helena Almeida: Fotografia, pintura, desenho
  • Astérix: da banda desenhada ao filme de animação


Literatura e pintura: em que medida se pode falar de impressionismo literário?

21 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

O impressionismo na pintura. Literatura e pintura: em que medida se pode falar de impressionismo literário?
Apresentação de trabalhos:

  • Poesia visual e sonora, Augusto de Campos (2)
  • Futurismo: o movimento na fotografia e na pintura (1)


Análise do espectáculo de Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (2011)

19 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Análise do espectáculo de Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (2011).
Figurações do Deus cristão.O Rosto do Filho de Deus: Antonnelllo da Messina, Salvator Mundi (1465-1475).
A condição humana na sociedade contemporânea: a observação permanente, olhares cruzados.
“Profanação” e escândalo: comparação com Andres Serrano, Imersão (1987).
Um outro escândalo, a violência infantil: Diane Arbus, “Child with a toy hand grenade in Central Park (New Yprk, 1962)