Sumários

Historicidade das concepções de “arte”

24 Setembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Historicidade das concepções de “arte”. Exemplos de práticas intermediais na Grécia Antiga e na Idade Média. Algumas reflexões sobre a correspondência das artes: literatura e pintura, poesia e música. A ruptura estética da arte contemporânea: o caso de Marcel Duchamp.


Introdução ao campo disciplinar: o olhar comparatista sobre as relações entre as artes

19 Setembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Introdução ao campo disciplinar. O paradigma estético do século XVIII e a compartimentação das artes. O surgimento dos estudos interartes: a noção de intertextualidade e o olhar comparatista sobre as relações entre as artes.
Bibliografia

  • Clüver, Klaus (2001).  “Estudos interartes: introdução crítica”, in H. C. Buescu, J. F. Duarte e M. Gusmão (eds.), Floresta Encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote: 333-363.
  • –––– (2006). “Inter textus / inter artes / inter media”, AletriA, 6: 11-41.
  • –––– (2007). “Intermediality and Interart studies”, in J. Arvidson, M. Askander, J. Bruhn, e H. Führer (eds.), Changing Borders. Contemporary Positions in Intermediality. Lund: Intermedia Studies Press: 19-37.


Apresentação da disciplina: objectivos, métodos de trabalho e avaliação

17 Setembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da disciplina e métodos de trabalho.
Calendário do trabalho lectivo.
A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos:
1.    Dois exercícios escritos (35% cada), a realizar nos dias:
a.    1º exercício: 5 de Novembro (tópicos 1-3)
b.    2º exercício: 10 de Dezembro (tópicos 4-5)
c.    1º e 2º exercício, 2ª chamada (alunos que não realizam na devida altura um dos exercícios): 17 de Dezembro (tópicos 1-5)
2.    Apresentação oral de um texto ou de um tema (20%), em data dependente da escolha do aluno.
3.    Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%).