Conclusão da leitura do conto "A Compaixão".

24 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

A "segunda rede" de temas do fantástico tradicional: os temas do tu, que implicando a representação da sexualidade, implicam o inconsciente. (Todorov, 1977). Entre o discurso fantástico mais tradicional e o discurso fantástico no séc. XX e XXI - em Kafka ou no conto em apreço - desloca-se o interdito que a psicanálise dá a conhecer através da descrição do inconsciente e do seu funcionamento. Onde a narrativa fantástica tradicional partia do fantástico para chegar ao sobrenatural, no conto de Hélia Correia, apesar de formalmente se respeitar ainda esse princípio, té todo o quotidiano que surge transfigurado segundo uma lógica onírica senão de pesadelo. Leitura de passagens do conto que ajudam a clarificar esta ideia.
Os temas do corpo, as suas metamorfoses em particular na maternidade. O amor como uma forma de compaixão, tendo em conta o sentido etimológico em articulação com o tópico da "dor alheia" ou do "sofrer pelo outro" ou no lugar do outro.
Alguns aspectos sobre as quais repousa a narrativa: as personagens secundárias e o papel que desempenham na narrativa. Aspectos do tempo da narrativa em articulação com o tempo histórico que é o  dos eventos narrados.