Sumários

Gonçalo M. Tavares: O Senhor Valéry

2 Junho 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

O senhor Valéry  e os restantes "Senhores" no conjunto da obra de Goncalo M. Tavares: figuras da leitura como "Lilith" no texto Breves Notas sobre as Ligações. O Atlas do Corpo e da Imaginação.
Apresentação oral de trabalhos pelos alunos.
Fim do semestre.


Gonçalo M. Tavares : O Senhor Valéry.

31 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Observações sobre as afnidades entre a personagem de Paul Valéry, o Senhor Teste, e a personagem de Gonçalo M. Tavares, o  senhor Valéry. Conhecimento e método: o espírito cartesiano e a duvida metódica em Valéry e em Gonçalo M. Tavares, visando neste último a desconstrução de conceitos e de pares antinómicos (identidade, tempo, espaço, duração) . Como o Senhor Valery indroduz,  nessas noções, um princípio (um ponto de referência) que as relativiza: Leitura e comentário de textos.                                           }


Gonçalo M. Tavares: O Senhor Valéry

26 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

A escrita e a leitura em Gonçalo M. Tavares. A importância da leitura definida como forma de resposta: modalidades dessa resposta.  O Senhor Valéry e o problema do género: narrativa única ou colecção de narrativas breves?  A proximidade  com as formas breves ou descontínuas: o fragmento, os pensamentos, as máximas, os aforismos.  A relação do texto e da imagem: uma dupla medialidade exigindo uma dupla literacia.
Outras questões colocadas pelos textos: a questão da autoria em O Senhor Valéry, ou em livros compósitos e próximos do ensaio e da crítica literária como Breve Nota sobre as ligações - Maria Gabriela Llansol, Maria Filomena Molder, Maria Zambrano  e Atlas do Corpo e da Imaginação.
A escrita de Gonçalo M. Tavares e os processos das vanguardas do princípio do século.


Conclusão da leitura do conto "A Compaixão".

24 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

A "segunda rede" de temas do fantástico tradicional: os temas do tu, que implicando a representação da sexualidade, implicam o inconsciente. (Todorov, 1977). Entre o discurso fantástico mais tradicional e o discurso fantástico no séc. XX e XXI - em Kafka ou no conto em apreço - desloca-se o interdito que a psicanálise dá a conhecer através da descrição do inconsciente e do seu funcionamento. Onde a narrativa fantástica tradicional partia do fantástico para chegar ao sobrenatural, no conto de Hélia Correia, apesar de formalmente se respeitar ainda esse princípio, té todo o quotidiano que surge transfigurado segundo uma lógica onírica senão de pesadelo. Leitura de passagens do conto que ajudam a clarificar esta ideia.
Os temas do corpo, as suas metamorfoses em particular na maternidade. O amor como uma forma de compaixão, tendo em conta o sentido etimológico em articulação com o tópico da "dor alheia" ou do "sofrer pelo outro" ou no lugar do outro.
Alguns aspectos sobre as quais repousa a narrativa: as personagens secundárias e o papel que desempenham na narrativa. Aspectos do tempo da narrativa em articulação com o tempo histórico que é o  dos eventos narrados.
 


Não houve aula

19 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Não dei aula por ter sido informada pelos alunos da impossibilidade de comparecerem na hora prevista por terem ficado retidos no metro devido a uma avaria. Tratando-se da última aula sobre um dos pontos do programa sobre o qual incidirá a avaliação final entendi que não deveria dar a aula de conclusão dessa matéria aos dois alunos que se encontravam presentes  na sala meia-hora após a data prevista para o seu começo.