Sumários
AULA 28: QUINTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO: QUESTÕES E DISCUSSÃO: PREPARAÇÃO DO ENSAIO
16 Dezembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 28: QUINTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO
QUESTÕES E DISCUSSÃO: PREPARAÇÃO DO ENSAIO
AULA 27: TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO: DISCUSSÃO: ENSAIO
14 Dezembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 27: TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO
DISCUSSÃO: ENSAIO
Versão final do diário de trabalho devido
AULA 26: QUINTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO: CONCLUSÕES E REVISÃO
9 Dezembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 25: TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO: DECLAMAÇÃO
7 Dezembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 25: TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO
DECLAMAÇÃO
Powerpoint
Declamação
AULA 24: QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO: DECLAMAÇÃO
2 Dezembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 24: QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO
DECLAMAÇÃO
Diário de trabalho
Tipos e divisões de discurso
Seminário
Declamação
Questões
A declamação objetiva criar empatia? Ela reforça ou desafia estereótipos?
Explique o que são a suasória (suasoria) e a controvérsia (controversia) e o
que se esperava dos estudantes romanos quando as declamavam.
Escritores romanos
queixavam-se bastante da prática da declamação dos trabalhos deles. Quais são
as principais críticas? Você acredita que algumas dessas críticas são válidas
e, se sim, quais?
Os (ou alguns deles) exercícios declamatórios
poderiam ser úteis na sala de aula moderna?
Liste alguns potenciais benefícios que estudantes
acumulam ao declamar a suasória e a controvérsia?
Textos
Libânio, Declamação 41 (inglês)
Séneca, Suasórias 1–7, esp. 3 and 7 (português)
Séneca, Controvérsias 1.1–10.6, esp. 1.8, 3.1–4,
3.9, 5.3, 5.7, 6.1–2, 6.5–8
(inglês)
Leituras
BLOOMER, W. M. “Roman Declamation: The Elder Seneca and Quintilian”, em W. Dominik and J. Hall (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 296–306.
CORBEILL, A.
“Rhetorical Education and Social Reproduction in the Republic and Early
Empire”, in DOMINIK, W. e Hall, J. (orgs.), A
Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 69–82.
Cf. Corbeill on the “oddness” of declamation
with the view of DOMINIK, W. J. “The Style is the Man: Seneca, Tacitus and
Quintilian’s Canon”, em DOMINIK, W. J. (org.), Roman Eloquence: Rhetoric in Society and Literature (London
1997) 50–51; DOMINIK,
W. J. “Tacitus and Pliny on Oratory”, em DOMINIK, W. e HALL, J. (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford
2007) 325–326; e DOMINIK, W. J. “The Development of Roman Rhetoric”, em MACDONALD, M. (org.),
The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2007) 167–168.
CRIBIORE, R. Gymnastics
of the Mind: Greek Education in Hellenistic and Roman Egypt (Princeton
2001) 231–238.