Sumários

AULA 28: QUINTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO: QUESTÕES E DISCUSSÃO: PREPARAÇÃO DO ENSAIO

16 Dezembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 28: QUINTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO

QUESTÕES E DISCUSSÃO: PREPARAÇÃO DO ENSAIO


AULA 27: TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO: DISCUSSÃO: ENSAIO

14 Dezembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 27: TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO

DISCUSSÃO: ENSAIO

Versão final do diário de trabalho devido


AULA 26: QUINTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO: CONCLUSÕES E REVISÃO

9 Dezembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 26: QUINTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO

CONCLUSÕES E REVISÃO

Diário de trabalho

Declamação

Parágrafo curto sobre a presença e a marca de participação oral devida


AULA 25: TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO: DECLAMAÇÃO

7 Dezembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 25: TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO

DECLAMAÇÃO

Powerpoint

Declamação


AULA 24: QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO: DECLAMAÇÃO

2 Dezembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 24: QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO

DECLAMAÇÃO

Diário de trabalho

Tipos e divisões de discurso

Seminário

Declamação

Questões

A declamação objetiva criar empatia? Ela reforça ou desafia estereótipos?

Explique o que são a suasória (suasoria) e a controvérsia (controversia) e o que se esperava dos estudantes romanos quando as declamavam.

Escritores romanos queixavam-se bastante da prática da declamação dos trabalhos deles. Quais são as principais críticas? Você acredita que algumas dessas críticas são válidas e, se sim, quais?

Os (ou alguns deles) exercícios declamatórios poderiam ser úteis na sala de aula moderna?

Liste alguns potenciais benefícios que estudantes acumulam ao declamar a suasória e a controvérsia?

Textos

Libânio, Declamação 41 (inglês)

Séneca, Suasórias 1–7, esp. 3 and 7  (português)

Séneca, Controvérsias 1.1–10.6, esp. 1.8, 3.1–4, 3.9, 5.3, 5.7, 6.1–2, 6.5–8 (inglês)

Leituras

BLOOMER, W. M. “Roman Declamation: The Elder Seneca and Quintilian”, em W. Dominik and J. Hall (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 296–306.

CORBEILL, A. “Rhetorical Education and Social Reproduction in the Republic and Early Empire”, in DOMINIK, W. e Hall, J. (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 69–82.

Cf. Corbeill on the “oddness” of declamation with the view of DOMINIK, W. J. “The Style is the Man: Seneca, Tacitus and Quintilian’s Canon”, em DOMINIK, W. J. (org.), Roman Eloquence: Rhetoric in Society and Literature (London 1997) 50–51; DOMINIK, W. J. “Tacitus and Pliny on Oratory”, em DOMINIK, W. e HALL, J. (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 325–326; e DOMINIK, W. J. “The Development of Roman Rhetoric”, em MACDONALD, M. (org.), The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2007) 167–168.

CRIBIORE, R. Gymnastics of the Mind: Greek Education in Hellenistic and Roman Egypt (Princeton 2001) 231–238.