Sumários

AULA 8: QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO: O VALOR E A VERDADE DA RETÓRICA

7 Outubro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 8: QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO

O VALOR E A VERDADE DA RETÓRICA

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Aristóteles, Poética, Política; Horácio, Ars poetica

Seminário

Platão, Górgias; Aristóteles, Retórica

Powerpoint

Platão, Górgias; Aristóteles, Retórica

Questões

Platão, Górgias

Como é que Górgias é representado por Platão? Górgias é um “sofista”? E o seu discípulo?

O que tem Sócrates / Platão contra a retórica?

Qual foi o impacto das ideias de Platão na retórica (na antiguidade e para além dela)?

Aristóteles, Retórica

O que é a “propriedade” retórica? Como é alcançada? O que tem a persuasão a ver com o caráter moral do orador?

Qual é o papel das emoções na retórica, segundo Aristóteles?

Quais tipos de textos Aristóteles utiliza como ilustrações práticas de dispositivos retóricos e estilísticos? Aristóteles distingue entre exemplos de prosa e poesia?

Textos

Plato, Gorgias 1–20 (447a1–466a3)

Aristóteles, Retórica 1.1–2, 2.1–26.

Leituras

Platão

YUNIS, H. “Plato’s Rhetoric”, I. Worthington, A Companion to Greek Rhetoric (Oxford 2006) 75–89. Oxford.

YUNIS, H. “Plato’s Rhetoric in Theory and Practice”, em MACDONALD, M. (org.), The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2017) 121–131.

Aristóteles

FORTENBAUGH, W. W. 1992. “Aristotle on Persuasion through Character”, Rhetorica 10: 207–244.

Garver, E. “Aristotle’s Rhetoric in Theory and Practice”, em MACONALD, M. (org.), The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2017) 133–141

KENNEDY, G. 1963. The Art of Persuasion in Greece (Princeton 19963) 82–114.


AULA 6: QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO: A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO

30 Setembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 6: QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO

A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO

Powerpoint

Aristóteles, Poética, Política; Horácio, Arte Poética


AULA 5: TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO: A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO

28 Setembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 5: TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO

A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Platão, Republica, Ion

Seminário

Aristóteles, Política, Poética; Horácio, Arte Poética

Questões

Aristóteles, Política e Poética

Quais papéis sociais e educacionais a literatura desempenha de acordo com Aristóteles?

De que modo a visão de Aristóteles do papel da literatura na sociedade difere daquela de Platão?

Aristóteles estaria confortável com qualquer literatura dissidente na sua sociedade ideal?

Horácio, Arte Póetica

O que é central para a abordagem de Horácio à crítica e ao decoro na Arte Poética?

A que tipo de poesia ou literatura é aplicável o ponto de vista de Horácio?

Como se compara o tratamento da poesia e da imitação de Horácio na poética de Arte Poética com os pontos de vista de Platão e Aristóteles?

Qual é a importância da oratória em relação à poesia na Arte Poética?

Textos

Aristóteles, Política 7.13–17, 8  (português)

Aristóteles, Poética (português)

Horácio, Arte Poética (português)

Leituras

CARNES, Lord, Education and Culture in the Political Thought of Aristotle (Cornell 1982) 151–179.

CARNES, Lord, “Politics and Education in Aristotle’s Politics”, em PATZIG, Günther (org.) Aristotle’s Politik (Göttingen 1990) 202–215.

SALKEVER, Stephen G., “Tragedy and the Education of the Demos: Aristotle’s Response to Plato”, em EUBEN, J. Peter (org.), Greek Tragedy and Political Theory (Berkeley 1986) 274–303.

Resumo da Poética (material disponibilizado pelo professor).

Notas à Poética (material disponibilizado pelo professor).

Análise da Poética de Aristóteles (material disponibilizado pelo professor).

Resumo da Política 7.13–17, 8 (material disponibilizado pelo professor).

Notas à Arte Poética


AULA 4: QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO  O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

23 Setembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 4: QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO

O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

Powerpoint

Platão, República, Íon


AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO: O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

21 Setembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO

O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Aristófanes, Rãs.

Seminário

Platão, República; Íon

Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.

Questões

Platão, República

Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?

Por que Platão considera a censura necessária?

Para quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?

Considerando que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a República deve ser condenado como uma obra de representação dramática?

Estaria Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de diálogos aparentemente fictícios?

Ao expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?

Será que a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia, na cultura, na história, e nas políticas gregas?

É na verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o planejamento social?

Platão, Ion

Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.

O que parece significar Sócrates quando ele afirma que os poetas são “inspirados” e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração” não é admirável?

O que é que Sócrates e Ion significam quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação são defeitos?

Qual é a base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.

Textos

Platão, República 2, 3, 10 (português)

Platão, Íon (português)

Leituras

SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.

Notas à República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).

Notas a Íon