AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO: O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

21 Setembro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO

O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Aristófanes, Rãs.

Seminário

Platão, República; Íon

Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.

Questões

Platão, República

Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?

Por que Platão considera a censura necessária?

Para quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?

Considerando que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a República deve ser condenado como uma obra de representação dramática?

Estaria Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de diálogos aparentemente fictícios?

Ao expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?

Será que a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia, na cultura, na história, e nas políticas gregas?

É na verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o planejamento social?

Platão, Ion

Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.

O que parece significar Sócrates quando ele afirma que os poetas são “inspirados” e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração” não é admirável?

O que é que Sócrates e Ion significam quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação são defeitos?

Qual é a base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.

Textos

Platão, República 2, 3, 10 (português)

Platão, Íon (português)

Leituras

SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.

Notas à República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).

Notas a Íon