Sumários

Fazer palavras (continuação)

28 Novembro 2018, 14:00 Sónia Frota

Fazer palavras: radicais, afixos, bases. Processos morfológicos de construção das palavras. Estrutura interna das palavras.


Elementos sobre o conhecimento lexical (continuação). Informação idiossincrática de natureza fonológica, sintática e semântica. Relações entre as palavras no léxico.

28 Novembro 2018, 12:00 Marina Vigário

Propriedades idiossincráticas que têm de ser listadas nas entradas lexicais – referência a diversas propriedades fonológicas, morfossintáticas e semânticas, incluindo forma fonológica, exceções à aplicação de regras fonológicas, categoria sintática, propriedades de seleção categorial, propriedades/restrições de seleção semântica, papéis e traços semânticos. Relações entre as palavras no léxico, incluindo noções de campo semântico, hipónimo e hiperónimo, merónimo e holónimo, sinónimo, antónimo, homónimo, vizinho fonológico, família morfológica. Exemplificação abundante.


Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:  

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2018_2019_S1.html


O conhecimento das palavras

28 Novembro 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

0. A noção de palavra

1. A classificação das palavras em termos do contexto linguístico.

1.1. As classes de palavras e a sua posição nas expressões linguísticas.

1.2. As subclasses de palavras e a sua seleção sintática e semântica.

2. A caracterização da estrutura interna das palavras – morfologia

2.1. Os elementos estruturais das palavras

2.2. Afixos flexionais

2.3. Afixos derivacionais

3. Processos de formação de palavras

4.   Relações de sentido entre palavras



Variação linguística e mudança

27 Novembro 2018, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Tipos de variação.


Divisão dialetal de Portugal.


O princípio da ramificação binária em sintaxe

27 Novembro 2018, 10:00 Ana Maria Martins

O princípio da ramificação binária. A estrutura sintática das frases com verbos de dois complementos. Trabalho prático (análise sintática).