Sumários

Receção dos alunos e informações básicas sobre a disciplina

19 Setembro 2018, 14:00 Sónia Frota

Apresentação do programa, bibliografia e objetivos da disciplina, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (dois testes escritos – 40% cada; assiduidade e participação nas aulas – 20%). Datas dos testes escritos: 16 Novembro e 21 de Dezembro, 2018.

A página eletrónica da disciplina encontra-se disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana2018/ . O programa, bibliografia e metodologias de ensino e avaliação encontram-se acessíveis nesta página, bem como os materiais de apoio. 

 Foi solicitado o visionamento da série 'A Linguagem Humana', disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wUKEx4DFqmk


Apresentação detalhada do programa e objetivos da disciplina. Grandes questões sobre a linguagem humana e visionamento da 1ª parte do documentário “The Human Language”.

19 Setembro 2018, 12:00 Marina Vigário

Apresentação detalhada do programa e dos objetivos da disciplina como uma forma de introduzir os tópicos a estudar ao longo do semestre. 

Identificação da bibliografia mais relevante para a disciplina – Destacadas três obras (Faria et al. 1996, Fromkin et al. 2007 (8ª ed.) / 2014 (10ª ed.), Duarte 2005) entre as listadas na ficha da disciplina.

Visionamento da 1ª parte do documentário “The Human Language”, sobre questões fundamentais que se colocam no estudo da linguagem humana. 

 

Documentário "Human Language - part 1", acessível nesta data em http://www.youtube.com/watch?v=wUKEx4DFqmk

 

Materiais projetados, referências bibliográficas e trabalho solicitado para a próxima aula disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2018_2019_S1.html

Password e página da disciplina lembradas em aula.


Apresentação

19 Setembro 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

A unidade curricular O Estudo da Linguagem Humana1.  Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos. 

2. Conteúdos programáticos

1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana.  2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: 2.1. fonologia 2.2. morfologia 2.3. sintaxe 2.4. semântica 2.5. léxico 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. 

3. Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação baseia-se em três provas escritas presenciais.  

4. Bibliografia

AKMANJAN, A., R. A. DEMERS, A. K. FARMER & R. M. HARNISH. 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

CRYSTAL, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

FROMKIN, V., R. RODMAN & N. HYAMS. 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

DUARTE, I. (colaboração de M. J. Freitas). 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta

ELISEU, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

FREITAS, M. J. & A. L. SANTOS. 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

MATEUS, M. H.,et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

RAPOSO, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda BACELAR do Nascimento, Maria Antónia Coelho da MOTA, Luísa SEGURA & Amália MENDES (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Apresentação da disciplina

18 Setembro 2018, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Objetivos de aprendizagem , programa e bibliografia geral.


Avaliação e marcação das datas dos testes.

Atribuição de temas de trabalho a apresentar oralmente no final do semestre.


Programa, bibliografia e avaliação

18 Setembro 2018, 10:00 Ana Maria Martins

Objetivos da UC

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.

 

Programa (nuclear)

1. A linguagem como característica biológica da espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes:

1.1. fonologia

1.2. morfologia

1.3. sintaxe

1.4. semântica.

2. Variação linguística e mudança linguística.

3. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

 

Avaliação

Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.

 

Datas das provas de avaliação

1º teste: 30 de outubro (ou no sábado seguinte, 3 de novembro, às 10h, para quem justificadamente não tenha podido realizar a prova no dia 30-10)

2º teste: 18 de dezembro (3º feira) ou 20 de dezembro (5ª feira). Escolha livre entre as duas datas.

A avaliação final alternativa decorrerá de 14 a 18 de janeiro, de acordo com o calendário escolar.

 

Atendimento dos alunos

Quinta-feira, das 14 às 16 horas (ou em horário a acordar individualmente)

 

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição).

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura & Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.