Sumários

Processos fonológicos: fonema vs. realização fonética

21 Outubro 2024, 15:30 Ana Maria Martins

Os conceitos de fonema/segmento fonológico e realização fonética. Oposições distintivas; pares mínimos; distribuição; contexto. Alguns exemplos de processos fonológicos/regras fonológicas no português europeu e no português brasileiro: realizações fonéticas do fonema /e/ (dissimilação antes de palatal, posição tónica, posição átona); palatalização de /t/ e /d/ no português brasileiro (as africadas palatais como realizações fonéticas das oclusivas dentais); velarização de /l/ em coda; as realizações fonéticas de /s/ em coda no português europeu (regras fonológicas de vozeamento, reestruturação silábica e palatalização).


Processos fonológicos: fonema vs. realização fonética

21 Outubro 2024, 11:00 Ana Maria Martins

Os conceitos de fonema/segmento fonológico e realização fonética. Oposições distintivas; pares mínimos; distribuição; contexto. Alguns exemplos de processos fonológicos/regras fonológicas no português europeu e no português brasileiro: realizações fonéticas do fonema /e/ (dissimilação antes de palatal, posição tónica, posição átona); palatalização de /t/ e /d/ no português brasileiro (as africadas palatais como realizações fonéticas das oclusivas dentais); velarização de /l/ em coda; as realizações fonéticas de /s/ em coda no português europeu (regras fonológicas de vozeamento, reestruturação silábica e palatalização).


Fonologia - os processos fonológicos

18 Outubro 2024, 14:00 Letícia Almeida

Processos fonológicos dependentes da posição silábica: velarização da consoante lateral em final de sílaba e assimilação do vozeamento da fricativa palatal. Restrição de certas consoantes em posição inicial de palavra. Introdução à sílaba e aos diferentes tipos silábicos existentes em PE.


Semana 5-2

18 Outubro 2024, 12:30 Chao Zhou

Morfologia 2


O conhecimento fonológico dos falantes

18 Outubro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos

Partindo de um exercício descritivo (exercício 4), os alunos observaram: (i) o conhecimento intuitivo sobre a organização dos sons em sílabas, chegando-se à explicitação do modelo de "Ataque-Rima"; (ii) o conhecimento intuitivo sobre restrições fonotáticas, observando-se especificidades do português (por contraste com outras línguas, nomeadamente, o inglês).

Considerando a realização da lateral em Coda em português (e observando o seu comportamento em situações de ressilabificação), construiu-se a distinção entre representações fonológicas e realizações fonéticas, descrevendo-se o processo fonológico de velarização da consoante lateral.