Sumários
Processos fonológicos: fonema vs. realização fonética
21 Outubro 2024, 15:30 • Ana Maria Martins
Os conceitos de fonema/segmento fonológico e realização fonética. Oposições distintivas; pares mínimos; distribuição; contexto. Alguns exemplos de processos fonológicos/regras fonológicas no português europeu e no português brasileiro: realizações fonéticas do fonema /e/ (dissimilação antes de palatal, posição tónica, posição átona); palatalização de /t/ e /d/ no português brasileiro (as africadas palatais como realizações fonéticas das oclusivas dentais); velarização de /l/ em coda; as realizações fonéticas de /s/ em coda no português europeu (regras fonológicas de vozeamento, reestruturação silábica e palatalização).
Processos fonológicos: fonema vs. realização fonética
21 Outubro 2024, 11:00 • Ana Maria Martins
Os conceitos de fonema/segmento fonológico e realização fonética. Oposições distintivas; pares mínimos; distribuição; contexto. Alguns exemplos de processos fonológicos/regras fonológicas no português europeu e no português brasileiro: realizações fonéticas do fonema /e/ (dissimilação antes de palatal, posição tónica, posição átona); palatalização de /t/ e /d/ no português brasileiro (as africadas palatais como realizações fonéticas das oclusivas dentais); velarização de /l/ em coda; as realizações fonéticas de /s/ em coda no português europeu (regras fonológicas de vozeamento, reestruturação silábica e palatalização).
Fonologia - os processos fonológicos
18 Outubro 2024, 14:00 • Letícia Almeida
Processos fonológicos dependentes da posição silábica: velarização da consoante lateral em final de sílaba e assimilação do vozeamento da fricativa palatal. Restrição de certas consoantes em posição inicial de palavra. Introdução à sílaba e aos diferentes tipos silábicos existentes em PE.
O conhecimento fonológico dos falantes
18 Outubro 2024, 11:00 • Ana Lúcia Santos
Partindo de um exercício descritivo (exercício 4), os alunos observaram: (i) o conhecimento intuitivo sobre a organização dos sons em sílabas, chegando-se à explicitação do modelo de "Ataque-Rima"; (ii) o conhecimento intuitivo sobre restrições fonotáticas, observando-se especificidades do português (por contraste com outras línguas, nomeadamente, o inglês).