Sumários
Semana 1-1
17 Setembro 2024, 12:30 • Chao Zhou
Avaliação contínua
Apresentação do programa
17 Setembro 2024, 11:00 • Ana Lúcia Santos
Apresentação do programa e calendarização dos trabalhos.
Apresentação do programa
17 Setembro 2024, 09:30 • Ana Lúcia Santos
Apresentação do programa e calendarização dos trabalhos.
O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)
16 Setembro 2024, 15:30 • Ana Maria Martins
De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia,
sintaxe e semântica? Exemplos e interações.
Programa da UC
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao
estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e
instrumentos de análise da área da Linguística. O programa inclui os seguintes
tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno
do segundo ponto: (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos
dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de
aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades
distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia,
morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança
linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística
em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados
de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de
diferentes tipos, usando adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de
análise e argumentos com fundamentação científica.
Avaliação
Duas provas
escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final, seguidas de uma
prova de recuperação/melhoria (opcional para os estudantes com classificação
média positiva nos dois testes anteriores)
Datas das provas de avaliação:
1º teste:
28 de outubro (2ª feira) ou 31
de outubro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as
duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]
2º teste:
09
de dezembro (2ª feira) ou 12 de dezembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das
datas]
3º teste (recuperação /
melhoria):
09
de janeiro (5ª feira)
[A avaliação final alternativa
decorrerá de 27 a 31 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/calendario-academico]
Atendimento (presencial):
Quinta-feira das 17h às 18h, ou horário a acordar, mediante marcação
prévia por email
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish.
2010. Linguistics: An Introduction to
Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston,
MA: Cengage. 11th edition.
Duarte, Inês (com a colaboração de
Maria João Freitas). 2000. Língua
Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do
Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de
Português.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria
(com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina
Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática
da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)
16 Setembro 2024, 11:00 • Ana Maria Martins
De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia,
sintaxe e semântica? Exemplos e interações.
Programa da UC
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao
estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e
instrumentos de análise da área da Linguística. O programa inclui os seguintes
tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno
do segundo ponto: (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos
dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de
aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades
distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia,
morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança
linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística
em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados
de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de
diferentes tipos, usando adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de
análise e argumentos com fundamentação científica.
Avaliação
Duas provas
escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final, seguidas de uma
prova de recuperação/melhoria (opcional para os estudantes com classificação
média positiva nos dois testes anteriores)
Datas das provas de avaliação:
1º teste:
28 de outubro (2ª feira) ou 31
de outubro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as
duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]
2º teste:
09
de dezembro (2ª feira) ou 12 de dezembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das
datas]
3º teste (recuperação /
melhoria):
09
de janeiro (5ª feira)
[A avaliação final alternativa
decorrerá de 27 a 31 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/calendario-academico]
Atendimento (presencial):
Quinta-feira das 17h às 18h, ou horário a acordar, mediante marcação
prévia por email
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish.
2010. Linguistics: An Introduction to
Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston,
MA: Cengage. 11th edition.
Duarte, Inês (com a colaboração de
Maria João Freitas). 2000. Língua
Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do
Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de
Português.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria
(com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina
Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática
da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.