Sumários

O estudo da linguagem humana (aula introdutória)

24 Setembro 2015, 18:00 Ana Maria Martins

De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica: exemplos e interações. O conhecimento linguístico dos falantes. A linguagem como característica biológica da espécie humana. 


Linguagem Humana e línguas naturais

24 Setembro 2015, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Introdução e discussão de conceitos fundamentais: Linguagem, língua natural/artificial, dialeto, idioleto e socioleto.

Línguas e famílias de línguas.


A complexidade da linguagem humana

24 Setembro 2015, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

A linguagem humana e a sua manifestação através das línguas humanas naturais: propriedades comuns a todas as línguas humanas naturais e propriedades que as distinguem.


Apresentação

23 Setembro 2015, 10:00 Alina Villalva

Identificação dos alunos.

Apresentação dos objetivos, conteúdos programáticos, métodos de ensino e critérios de avaliação.
Indicações bibliográficas.
Resposta a perguntas dos alunos.
OBS. Os materiais disponibilizados para estas aulas estão disponíveis aqui.


Programa, bibliografia e avaliação

22 Setembro 2015, 18:00 Ana Maria Martins

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.

Programa

1. A linguagem como característica biológica da espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes:

1.1. fonologia

1.2. morfologia

1.3. sintaxe

1.4. semântica.

2. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.

3. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição).

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Avaliação

Três provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações). Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa. Todas as provas realizadas têm idêntico peso na avaliação final. A assiduidade não é um fator de avaliação.

Datas das provas de avaliação: 3 de Novembro, 15 de Dezembro, 8 de Janeiro de 2015.

Quem não puder realizar as provas dos dias 3/11 ou 15/12 por motivo devidamente justificado poderá realizá-las, em alternativa, respetivamente nos dias 7 de Novembro (sábado de manhã) e 17 de Dezembro (no horário da aula).