Sumários
Apresentação
22 Setembro 2015, 16:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Os tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.
Programa
A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana.
Propriedades distintivas da linguagem humana.
A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.
Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico.
Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.
A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
Avaliação
2 testes presenciais e trabalhos propostos pelo professor, realizados em aula ou em casa.
Datas dos testes: 5 de Novembro e 10 de Dezembro
Data limite para entrega de trabalhos: 1 de Dezembro
Critérios de avaliação
A nota será minimamente aritmética das provas escrita, podendo ser melhorada pelas notas dos trabalhos realizados.
Bibliografia |
Akmanjian, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press. Mateus, Maria Helena & Alina Villalva 2006. O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho. Costa, João & Ana Lúcia Santos 2003. A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho. Crystal, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press. Correia, Margarita & Lúcia San Payo de Lemos 2005. Inovação Lexical em Português. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português. Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho. Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho. Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português. Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo 2012. Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, 5, Colibri, APP, Lisboa. Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nyna Hyams 2003. An Introduction to Language, Boston, MA. Thomson Heinle, pp. 33-63. Lightfoot, David 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Instrumentos de normalização: Dicionários AA. 2011. Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora. Andrade, Ernesto d’. 1993. Dicionário Inverso do Português. Lisboa: Edições Cosmos. Houaiss, António. 2002. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. Gramáticas Bechara, Evanildo. 1999. Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna. Cunha, Celso & Luís F. Lindley Cintra. 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa. Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Raposo, Eduardo, Nascimento, F. Bacelar, Mota, M. Antónia, Segura, Luísa e Mendes, Amália (orgs.). 2013. Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian- CLUL, vol. 1 e 2. Prontuários e vocabulários ortográficos Bergström, Magnus & Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Casa das Letras. Pinto, José Manuel Castro. 2011. Novo Prontuário Ortográfico. Com novo acordo ortográfico. Lisboa: Plátano Editora. Rebelo Gonçalves, Francisco. 1966. Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.
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Apresentação
22 Setembro 2015, 12:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Apresentação do programa e indicações sobre o funcionamento da disciplina e da avaliação.
1.Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.
2.Conteúdos programáticos
1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana.
2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico.
3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.
4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
3.Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático: introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos.
A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais e, opcionalmente, a uma terceira prova escrita.
4.Bibliografia
Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Faria, I. H., E. R. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.
Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.
Mateus, M. H. et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
5.Tempo de atendimento de alunos
2 horas por semana – 5 feira 14-16.
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