Sumários

Apresentação

22 Setembro 2015, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Os tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.

 

Programa

  1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana.

    1. Propriedades distintivas da linguagem humana.

    2. A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.

  2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico.

  3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.

  4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

     

     

Avaliação

2 testes presenciais e trabalhos propostos pelo professor, realizados em aula ou em casa.

Datas dos testes: 5 de Novembro e 10 de Dezembro

Data limite para entrega de trabalhos: 1 de Dezembro

Critérios de avaliação

A nota será minimamente aritmética das provas escrita, podendo ser melhorada pelas notas dos trabalhos realizados.

Bibliografia

Akmanjian, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Mateus, Maria Helena & Alina Villalva 2006. O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.

Costa, João & Ana Lúcia Santos 2003. A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho.

Crystal, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Correia, Margarita & Lúcia San Payo de Lemos 2005. Inovação Lexical em Português. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo 2012. Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, 5, Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nyna Hyams 2003. An Introduction to Language, Boston, MA. Thomson Heinle, pp. 33-63.

Lightfoot, David 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.

 

Instrumentos de normalização:

Dicionários

AA. 2011. Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Andrade, Ernesto d’. 1993. Dicionário Inverso do Português. Lisboa: Edições Cosmos.

Houaiss, António. 2002. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.

Gramáticas

Bechara, Evanildo. 1999. Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna.

Cunha, Celso & Luís F. Lindley Cintra. 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo, Nascimento, F. Bacelar, Mota, M. Antónia, Segura, Luísa e Mendes, Amália (orgs.). 2013. Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian- CLUL, vol. 1 e 2.

Prontuários e vocabulários ortográficos

Bergström, Magnus & Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Casa das Letras.

Pinto, José Manuel Castro. 2011. Novo Prontuário Ortográfico. Com novo acordo ortográfico. Lisboa: Plátano Editora.

Rebelo Gonçalves, Francisco. 1966. Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.

 

 


Apresentação

22 Setembro 2015, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Apresentação do programa e indicações sobre o funcionamento da disciplina e da avaliação.

1.Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.

 

2.Conteúdos programáticos

1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana.

2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico.

3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.

4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. 

 

3.Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático: introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos.

A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais e, opcionalmente, a uma terceira prova escrita.

 

4.Bibliografia

Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I.  Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.

Mateus, M. H. et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

5.Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana – 5 feira 14-16.

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