Sumários
Os sons e o sistema fonolágico do português
16 Maio 2018, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
As palavras e as suas partes significativas: o conhecimento lexical (cont.). O léxico como repositório da informação idiossincrática (cont.). Relações entre palavras no léxico.
15 Maio 2018, 14:00 • Marina Vigário
As palavras e as suas partes significativas: o conhecimento lexical (cont.). O léxico como repositório da informação idiossincrática de natureza fonológica, morfológica, sintática e semântica. Relações entre as palavras no léxico, incluindo noções de campo semântico, hipónimo e hiperónimo, merónimo e holónimo, sinónimo, antónimo, homónimo, vizinho fonológico, família morfológica. Exemplificação.
Referência breve a paradigmas experimentais para o estudo da organização do léxico mental dos falantes – o que os lapsus linguae e as experiências de priming nos podem dizer sobre a organização do léxico mental dos falantes.
Materiais projetados, exercícios e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018_S2.html
O conhecimento fonológico
11 Maio 2018, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Correção de um exercício de morfologia. As palavras e as suas partes significativas: o conhecimento lexical (cont.). Processos de inovação lexical. O léxico como repositório da informação idiossincrática.
10 Maio 2018, 14:00 • Marina Vigário
Correção de um exercício de morfologia.
As palavras e as suas partes significativas: o conhecimento lexical (cont.). Processos de inovação lexical. O léxico como repositório da informação idiossincrática.
Materiais projetados, incluindo exercícios, e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018_S2.htmlExercícios
9 Maio 2018, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Exercícios de treino sobre a matéria dada - o conhecimento das palavras.