Sumários

A estrutura em constituintes da frase

21 Março 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. Da palavra à frase: palavras, sintagmas e frase.
2. As relações de coesão entre as palavras e a formação de constituintes sintagmáticos.
3. O núcleo verbal e a seleção dos constituintes sintagmáticos na frase.



Bases biológicas para a linguagem (conclusão). Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Relação entre grafia e som. O Alfabeto Fonético Internacional.

20 Março 2018, 14:00 Marina Vigário

Notas finais sobre o documentário da BBC visionado na aula anterior, com identificação de algumas áreas problemáticas, incluindo questões éticas.

Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Exemplos ilustrativos da relação entre grafema e som e vice-versa. Os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional relevantes para a transcrição dos sons do Português Europeu, com ilustração de palavras em que cada som aparece. Relação biunívoca som-símbolo fonético. Início de um exercício de transcrição fonética.

 

Materiais projetados, trabalho de casa e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018_S2.html 


A faculdade de Linguagem e o cérebro humano

16 Março 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. A base biológica do cérebro humano.

2. A natureza modular do cérebro humano e a faculdade de linguagem
3. A faculdade de linguagem e a aquisição e desenvolvimento da linguagem no falante.


Não foi lecionada esta aula

15 Março 2018, 14:00 Marina Vigário

Não foi lecionada esta aula (falta justificada).


Conceitos de gramática

14 Março 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. O conhecimento linguístico do falante concebido como a gramática interiorizada na mente do falante (locutor-ouvinte)

2. A gramática do linguista como uma explicitação sistemática desse conhecimento linguístico interiorizado.
3. Diferença de perspetiva entre a gramática  científica (descritiva e explicativa) e a gramática prescritiva.