Sumários
Jorge Luis Borges, “Pierre Menard, autor do Quixote”
8 Novembro 2019, 10:00 • Ângela Fernandes
Continuação do estudo das narrativas do volume Ficções, de Jorge Luís Borges. Comentário das principais ideias expostas até ao momento: a importância dos processos de leitura e reescrita na composição das obras de Borges; o jogo com a noção de ficção (artifício, invenção e falsidade) nas narrativas deste volume, e o convite à permanente posição crítica do leitor.
Breve exercício de análise, em pequenos grupos, do conto “Pierre Menard, autor do Quixote”: identificação da estrutura e dos elementos constitutivos da narrativa; o jogo com o domínio do absurdo, e o questionamento da dimensão criativa dos processos de leitura e do conhecimento literário.
Indicação de uma lista de temas para revisão das matérias tratadas e intervenção oral na aula de discussão do dia 21 de Março (lista também disponível no “elearning”).
Entrega (segunda data), pelos estudantes, do primeiro trabalho escrito obrigatório: relatório de uma aula assistida.
Close reading of poems
7 Novembro 2019, 08:00 • Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
Analysis and interpretation of Walter de la Mare's poem "Estranged". Anastrophe (different from Hyperbaton) and Poliptoton.
Jorge Luis Borges, “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”
6 Novembro 2019, 10:00 • Ângela Fernandes
Considerações gerais sobre o desempenho dos estudantes na elaboração dos relatórios de aulas assistidas: a importância da correcção do discurso, e da clareza e pertinência da informação; as regras de citação e referenciação.
Apresentação de Inês Robalo (doutoranda em Estudos Comparatistas, FLUL) sobre “A Pluralidade e a Construção de Realidade e de Ficção: o caso de “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”, de Jorge Luis Borges.”
A literatura como arte - modos, géneros e formas literárias ao longo do tempo. Mimesis e poiesis.
5 Novembro 2019, 16:00 • Fernando José Branco Pinto do Amaral
A literatura como arte - modos, géneros e formas literárias ao longo do tempo. Mimesis e poiesis.
Atendimento individual
5 Novembro 2019, 10:00 • Ângela Fernandes
Conversa individual com os estudantes sobre o seu relatório escrito de uma aula assistida.