Sumários

Conclusão da aula anterior.

25 Outubro 2019, 16:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Conclusão da aula anterior.


De Shelley a Nietzsche

25 Outubro 2019, 10:00 Ângela Fernandes

Conclusão do estudo de Uma Defesa da Poesia, de Shelley: o poeta como voz natural e solitária que “canta” para seu auto-comprazimento. Reflexão sobre o contraste entre a poética romântica da “expressão” e a poética clássica da “imitação”, e sobre o seu questionamento na reflexão e na prática artística dos séculos XIX e XX.

Trabalho em grupos: leitura e análise do fragmento 145 do capítulo “Da alma dos artistas e dos escritores” do volume Humano, Demasiado Humano, de F. Nietzsche (1878). A defesa da “ciência da arte” como disciplina que desvela a ilusão artística do improviso ou da espontaneidade criativa.


English meter and rhythm

24 Outubro 2019, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

English meter and rhythm: anacrusis and catalepsis.

Deviations / Modulations: their occurrence and function in poetry. Some examples.
Analysis and interpretation of William Shakespeare's sonnet CXXX (to be completed). 


P.B. Shelley, Uma defesa da poesia

23 Outubro 2019, 10:00 Ângela Fernandes

As transformações no entendimento do fenómeno literário a partir dos finais do século XVIII e as posições críticas sobre o “declínio” da poesia, como a de Thomas Peacock em The four ages of poetry (1820).

Apreciação da argumentação desenvolvida em A Defence of Poetry, de P.B. Shelley (1821), em defesa das novas noções de poesia e de poeta dominantes no pensamento romântico: a supremacia da imaginação sobre a razão, a dimensão individual e atemporal da criação poética, a excepcionalidade do Poeta. Leitura e comentário de passos relevantes do ensaio: o sentido geral e o sentido restrito de Poesia; a dimensão moral do exercício de imaginação activado pela expressão poética.


A memória literária e a história da literatura. Tradição e invenção.

22 Outubro 2019, 16:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

A memória literária e a história da literatura. Tradição e invenção. Transgressão. A importância dos clássicos. Leitura e comentário do texto de Ítalo Calvino "Porquê ler os clássicos?"