Sumários

Aula 9: (01/03)

1 Março 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Ter uma chave interpretativa.Em “The Figure in the Carpet”, o romancista Hugh Vereker provoca os seus leitores com a ideia de que nos livros escondeu um padrão, visível apenas para um crítico talentoso, como Corvick, que infelizmente morre num desastre antes de revelar o segredo da obra. Reflecte-se sobre a ambição de se obter uma interpretação certa sobre uma passagem ou um livro e pondera-se sobre o que são leituras erradas. Ler:Henry James, “The Figure in the Carpet”. 


P.B. Shelley, Uma defesa da poesia

28 Fevereiro 2019, 10:00 Ângela Fernandes

Entrega, pelos alunos, do primeiro trabalho escrito obrigatório: relatório de uma aula assistida.

As transformações no entendimento do fenómeno literário a partir dos finais do século XVIII e as posições críticas sobre o “declínio” da poesia, como a de Thomas Peacock em The four ages os poetry (1820).

Apreciação da argumentação desenvolvida em A Defence of Poetry, de P.B. Shelley (1821) em defesa das novas noções de poesia e de poeta dominantes no pensamento romântico: a supremacia da imaginação sobre a razão, a dimensão individual e atemporal da criação poética, a excepcionalidade do Poeta. Leitura e comentário de passos relevantes do ensaio: o sentido geral e o sentido restrito de Poesia; a dimensão moral do exercício de imaginação activado pela expressão poética.


Close reading of poetry

28 Fevereiro 2019, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Alfred, Lord Tennyson, "I envy not...", from In Memoriam. Litotes.

Types of feet and types of lines, according to lenghth and rhythm. Exercises in scansion.


Aula 8: (27/02)

27 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

 Arte poética: Elizabeth Bishop, “The Fish” e Adília Lopes “Arte Poética”. Exercício escrito 1.


Comentário de poemas de Jorge de Sena e de Eugénio de Andrade.

27 Fevereiro 2019, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Comentário de poemas de Jorge de Sena e de Eugénio de Andrade.