Sumários
Aula 9: (01/03)
1 Março 2019, 16:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Ter uma chave interpretativa.Em “The Figure in the Carpet”, o romancista Hugh Vereker provoca os seus leitores com a ideia de que nos livros escondeu um padrão, visível apenas para um crítico talentoso, como Corvick, que infelizmente morre num desastre antes de revelar o segredo da obra. Reflecte-se sobre a ambição de se obter uma interpretação certa sobre uma passagem ou um livro e pondera-se sobre o que são leituras erradas. Ler:Henry James, “The Figure in the Carpet”.
P.B. Shelley, Uma defesa da poesia
28 Fevereiro 2019, 10:00 • Ângela Fernandes
Entrega, pelos alunos, do primeiro trabalho escrito obrigatório: relatório de uma aula assistida.
As transformações no entendimento do fenómeno literário a partir dos finais do século XVIII e as posições críticas sobre o “declínio” da poesia, como a de Thomas Peacock em The four ages os poetry (1820).
Apreciação da argumentação desenvolvida em A Defence of Poetry, de P.B. Shelley (1821) em defesa das novas noções de poesia e de poeta dominantes no pensamento romântico: a supremacia da imaginação sobre a razão, a dimensão individual e atemporal da criação poética, a excepcionalidade do Poeta. Leitura e comentário de passos relevantes do ensaio: o sentido geral e o sentido restrito de Poesia; a dimensão moral do exercício de imaginação activado pela expressão poética.
Close reading of poetry
28 Fevereiro 2019, 08:00 • Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
Analysis and interpretation of Alfred, Lord Tennyson, "I envy not...", from In Memoriam. Litotes.
Aula 8: (27/02)
27 Fevereiro 2019, 16:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Arte poética: Elizabeth Bishop, “The Fish” e Adília Lopes “Arte Poética”. Exercício escrito 1.
Comentário de poemas de Jorge de Sena e de Eugénio de Andrade.
27 Fevereiro 2019, 14:00 • Margarida Maria dos Reis Braga Neves
Comentário de poemas de Jorge de Sena e de Eugénio de Andrade.