Sumários
15 Novembro 2016, 10:00
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Serafina Martins
Segundo teste.
14 Novembro 2016, 10:00
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Patrícia Soares Martins
Modos e géneros. Os géneros no renascimento, no romantismo, no modernismo.
Breve caracterização do modo lírico.
Leitura do poema de Sá de Miranda: "O sol é grande, caem co'a calma as aves".
14 Novembro 2016, 08:00
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Patrícia Soares Martins
Modos e géneros. Os géneros no renascimento, no romantismo, no modernismo.
Breve caracterização do modo lírico.
Leitura do poema de Sá de Miranda: "O sol é grande, caem co'a calma as aves".
11 Novembro 2016, 10:00
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Serafina Martins
1 - A importância e as consequências da focalização interna: a transposição da realidade através da visão do Artista (personagem principal); a importância de determinados recursos estilísticos (a metáfora, a metáfora amplificada, a sinestesia) para a especificidade dessa transposição.
2 - As transformações que ocorrem no capítulo V, nomeadamente no plano das ocorrências e da perspectiva do narrador; a manifestação do fantástico; a preparação de algumas dessas transformações no capítulo IV.
9 Novembro 2016, 10:00
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Patrícia Soares Martins
Os géneros na antiguidade. Em Platão (A Republica, livro III), a subordinação das várias classes de textos a um princípio, a "diegesis". e sua arrumação em classes distintas a partir das modalidades de enunciação. Em Aristóteles, na Poética, a mimese dá lugar a práticas distintas em função dos meios, do modo e do objecto da representação.
As artes miméticas: a música, a dança, a poesia nas suas várias espécies.
A omissão da lírica nos dois tratados da antiguidade.
Leitura da écloga I de As Bucólicas de Virgílio. O nascimento da Pastoral na Grécia (Teócrito) e em Roma (Virgílio) e as formas posteriores do pastoril, em particular no Renascimento Italiano e nos poetas portugueses desse período: Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda.