Sumários
Modos e Géneros
9 Novembro 2016, 08:00 • Patrícia Soares Martins
Os géneros na antiguidade. Em Platão (A Republica, livro III), a subordinação das várias classes de textos a um princípio, a "diegesis". e sua arrumação em classes distintas a partir das modalidades de enunciação. Em Aristóteles, na Poética, a mimese dá lugar a práticas distintas em função dos meios, do modo e do objecto da representação.
As artes miméticas: a música, a dança, a poesia nas suas várias espécies.
A omissão da lírica nos dois tratados da antiguidade.
Leitura da écloga I de As Bucólicas de Virgílio. O nascimento da Pastoral na Grécia (Teócrito) e em Roma (Virgílio) e as formas posteriores do pastoril, em particular no Renascimento Italiano e nos poetas portugueses desse período: Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda.
Início do estudo do conto "Mistério", de Mário de Sá-Carneiro.
8 Novembro 2016, 10:00 • Serafina Martins
Entrega do primeiro teste.
1 - Prévio: a noção de fantástico segundo Tzvetan Todorov (em Introdução à Literatura Fantástica): condições sine qua non para o fantástico ocorrer.
Nota: Foi recomendada, antes desta aula, a leitura do capítulo "Definição do fantástico" (do livro antes referido).
2 - Os conteúdos de cada capítulo do conto (com alguns exercícios de paráfrase).
Mimese e Modernidade
7 Novembro 2016, 10:00 • Patrícia Soares Martins
Representações do real na modernidade. os movimentos de vanguarda e os respetivos programas que ecoam no conto de Céu em Fogo, "Asas".
A personagem de Zagoriansky heterónimo de Sá-Carneiro?
A futurismo russo e a invenção de uma linguagem "transracional" ( a linguagem "zaum") para a poesia. Alguns princípios de uma poética futurista nos manifestos de Marinetti: as "analogias longínquas", a imagem capaz de dizer o "peso" e os "aromas" dos objectos. Leitura dos fragmentos "Além" e "Bailado".
Sobre o intersecionismo de Sá-Carneiro e Pessoa nos anos de Orpheu.
Mimese e Modernidade
7 Novembro 2016, 08:00 • Patrícia Soares Martins
Representações do real na modernidade. os movimentos de vanguarda e os respetivos programas que ecoam no conto de Céu em Fogo, "Asas".
A personagem de Zagoriansky heterónimo de Sá-Carneiro?
A futurismo russo e a invenção de uma linguagem "transracional" ( a linguagem "zaum") para a poesia. Alguns princípios de uma poética futurista nos manifestos de Marinetti: as "analogias longínquas", a imagem capaz de dizer o "peso" e os "aromas" dos objectos. Leitura dos fragmentos "Além" e "Bailado".
Sobre o intersecionismo de Sá-Carneiro e Pessoa nos anos de Orpheu.
Continuação do comentário do capítulo IX de Poética
4 Novembro 2016, 10:00 • Serafina Martins
1 - Conclusão do comentário do capítulo IX de Poética.
1.1 - Comparação entre o que dizem Platão e Aristóteles sobre a imitação: oito grandes diferenças.
1.2 - Diferentes acepções do conceito de verosimilhança:
- verosimilhança referencial;
- verosimilhança externa (a importância das normas de género - o exemplo da tragédia);
- verosimilhança interna, ou aristotélica.