Sumários

Performance e cultura popular nos anos 80: o caso de Marina Abramovic

30 Novembro 2021, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística; atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada; integração da performance nos géneros artísticos de origem (teatro, dança, música, artes plásticas) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas); surgimento de uma "nova performance" mais sofisticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Conversa em torno do artigo de Josette Féral: "What is left of Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre" (1992). Introdução ao trabalho de Marina Abramovic: visualização de vídeos seguida de discussão colectiva. Esclarecimento de dúvidas sobre o 2º teste, trabalho prático e calendarização.


Consciência do corpo enquanto matéria de perscrutação individual: percepções internas e representações externas

25 Novembro 2021, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício de consciencialização do corpo na imobilidade (inspirado pela performance 512h, de Marina Abramovic, 2014): Pequenas percepções, distinções sensitivas, o corpo em relação com outros.


A arte da performance em Portugal: dos anos 60 aos 80

23 Novembro 2021, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Breve introdução à performance portuguesa dos anos 60 aos 80: contexto histórico-cultural, primeiros eventos, correntes experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais (e.g. Ernesto de Sousa; Egídio Álvaro; Jorge Peixinho; Ernesto Melo e Castro; Ana Hatherly; João Vieira) e exemplos da prática.


A consolidação da performance enquanto género artístico: anos 70 (cont.)

18 Novembro 2021, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

As práticas rituais como elemento de construção performática: exemplo das aktionen de Hermann Nitsch (Das Orgien Mysterien Theater). O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson; as questões de género em Transformance: Claudia, de Martha Wilson & Jacki Apple (1973) e em Interior Scroll, de Carolee Schneemann, 1975; a afirmação de estilos de vida e intervenção social em Bed in for peace, de John Lennon & Yoko Onno (1969). Visualização de Meat Joy, de Carolee Schneemann (1964) e discussão posterior.


Consciência do corpo em movimento: corpo privado e corpo público

16 Novembro 2021, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Exercício colectivo em público nas imediações da Faculdade a partir de Marches au ralenti, de ORLAN (1964). Conversa em torno das experiências.