Sumários
A consolidação da performance enquanto género artístico: anos 70 (cont.)
11 Novembro 2021, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Aula conduzida pela convidada Gisela Dória (investigadora, coreógrafa e bailarina) em torno da aproximação da dança à performance nos anos 70: a estética de negação da dança oriunda do Judson Dance Theatre Group; a problematização do corpo na sua relação com o espaço nos primeiros trabalhos de Trisha Brown. Visualização de vídeos e discussão posterior. Exercício prático a partir de Leaning duets, de Trisha Brown (1970).
A consolidação da performance enquanto género artístico: anos 70
9 Novembro 2021, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A disseminação da performance como género artístico nos anos 70: contexto histórico-cultural e elementos centrais de construção estética. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético na prática de Chris Burden; o conceito de arte carnal de ORLAN e a noção de Escultura Viva por Gilbert & George. Visualização de vídeos e discussão posterior.
A arte revolucionária de Joseph Beuys
4 Novembro 2021, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício prático com base na composição de Event scores e sua disseminação. O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, noção de escultura social, aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade), libertação de forças biográficas na performance, exemplos da prática. Visualização do vídeo I like America and America likes me (1974) e discussão posterior.
A performance enquanto forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra na Europa
2 Novembro 2021, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Tendências da produção artística contemporânea no período pós-guerra na Europa: contexto histórico, o Teatro do Vazio de Yves Klein e suas manifestações performáticas (e.g. Antropometrias do Período Azul, 1960), a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor (tomando como exemplo central a performance Panorâmico do mar, 1967).